A IX edição da Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié – Felisquié, que acontece entre 21 e 23 de outubro

17/10/2025

A IX edição da Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié – Felisquié, que acontece entre 21 e 23 de outubro, contará, em sua programação, com oficinas formativas, rodas de diálogo, contação de histórias interativas e a produção de um podcast ao vivo.

As atividades serão promovidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira, com o objetivo de aproximar a educação pública dos territórios culturais e de articular a literatura a temas contemporâneos como meio ambiente, equidade racial e de gênero, cultura digital e inovação.

A proposta é fortalecer o protagonismo estudantil por meio de práticas formativas, promover formação por meio de oficinas interativas, produzir registros em formatos inovadores (podcast, audiovisual) que dialoguem com diferentes linguagens e consolidar o papel do IAT como referência em educação, cultura e inovação na Bahia.

O IAT levará para a Felisquié educomunicação e cultura maker, com a cobertura da Feira em parceria com as agências de notícias locais, bem como a gravação de materiais pedagógicos para a Plataforma Anísio Teixeira (PAT) e as oficinas temáticas.

Dentre as atividades levadas pelo IAT estarão a produção ao vivo do Podcast Itinerante ‘Nas Ondas da Rede’ e a gravação de episódios com escritores, mediadores, oficineiros e público e a realização de oficinas temáticas, dentre elas a de ‘Educação Oceânica e Currículo Azul’ a de ‘Racismo Ambiental’, a de ‘Natureza em Jogo’, a de ‘Mar de histórias: decisões da maré’, a de ‘Jogos com Scratch’  e a do ‘Sertão ao Mar: Conexões que nos Unem’.

O evento contará também com a cobertura das agências de notícias que produzirão reportagens, entrevistas e registros multimídia para serem divulgados nos canais de comunicação do IAT e parceiros.

A Felisquié consolidou-se como um dos maiores eventos literários do interior da Bahia, reunindo escritores, educadores, estudantes, artistas e representantes da sociedade civil. Trata-se de um espaço plural que promove o encontro entre literatura, identidade cultural e memória social, além de fortalecer a integração entre saberes locais e diálogos globais.

Fonte: ASCOM/IAT