PNCC Bahia: Mais de 300 pessoas participam de Caravana e Formação em Jequié

03/09/2025

Nos dias 27 e 28 de agosto, Jequié se transformou em um polo de arte, educação e cidadania cultural ao sediar a Caravana do Comitê de Cultura da Bahia – Especial Juventude e a Formação em Gestão Cultural Municipal, do projeto Trilha da Cultura. Realizado no Complexo Integrado de Educação Básica Profissional e Tecnológica (CIEB Jequié), o encontro reuniu mais de 300 participantes, entre gestores, conselheiros, professores, estudantes, artistas e representantes de grupos culturais, consolidando-se como uma das maiores mobilizações culturais do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) na Bahia neste ano.

Durante dois dias, o público vivenciou uma programação intensa de palestras, oficinas e apresentações artísticas, em uma das escolas públicas de tempo integral mais reconhecidas da Bahia, onde arte e cultura fazem parte do currículo como ferramentas de educação e transformação social.

“Nossa escola está muito feliz por sediar um grande evento do Comitê de Cultura da Bahia. Foram oferecidas duas oficinas para nossos estudantes: uma de dança e outra de produção de eventos culturais escolares, que certamente irão ampliar nosso repertório cultural e promoveram ainda mais arte em nossa comunidade”, destacou Leonardo Rezende, professor e coordenador pedagógico do CIEB-Jequié.

Juventude em foco

No dia 27, a abertura da Caravana do Comitê de Cultura contou com apresentação artística do ator e palhaço Jomir Gomes, seguida da palestra “Juventude, Cultura e Educação”, conduzida por Heloísa Costa e Karol Duarte, da Coordenação Metodológica do Comitê de Cultura da Bahia. O encontro inspirou reflexões sobre o papel transformador da cultura na vida dos jovens. 

Em seguida, foram realizadas as oficinas de Dança Contemporânea e da Incubadora de Produção Cultural na Escola (Teoria), despertando talentos e incentivando novas práticas artísticas dentro do ambiente escolar.

"Participei das duas oficinas de Dança e foi muito incrível conhecer essa linguagem artística. Aqui no CIEB já temos outras oficinas e essa trouxe mais informações pra gente. Gostei muito!", disse o estudante Otávio Aragão.

Formação em Gestão Cultural Municipal

Já no dia 28, os gestores e conselheiros de cultura dos territórios Médio Rio de Contas, Litoral Sul, Médio Sudoeste da Bahia e Sudoeste Baiano participaram da Formação em Gestão Cultural Municipal do Projeto Trilha da Cultura. A programação começou com a apresentação do Grupo de Dança Estudantil do CIEB – Jequié e a mesa de abertura com representantes do Trilha da Cultura/Idase, do Comitê de Cultura da Bahia, do CIEB e da Secretaria de Cultura de Jequié.

Na sequência, o cantor, compositor e produtor cultural Nagib Barroso, também membro do Comitê de Cultura da Bahia, ministrou a palestra “Gestão Pública da Cultura: para quê e para quem?”. Ex-secretário de Cultura de Vitória da Conquista e ex-diretor de Cidadania Cultural da Secult-BA, Barroso destacou a importância da formação:

“Esse é um momento que amplia a visão dos gestores e conselheiros sobre a gestão cultural em nível nacional, estadual e municipal. Nosso papel é garantir que as políticas públicas de cultura cheguem efetivamente à população, promovendo inclusão e transformando realidades.”

À tarde, a programação continuou com a apresentação dos Estudantes Cantores do CIEB – Jequié, seguida das formações “Descomplicando a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)” e “Sistema de Cultura – Além do CPF da Cultura”, ambas conduzidas por Shaolin Barreto, coordenador geral do Projeto Trilha da Cultura.

“As formações foram essenciais para fortalecer a gestão cultural nos municípios. Ao tratar da PNAB e do Sistema Nacional de Cultura com exemplos práticos, os facilitadores tornaram mais acessível a implementação dessas políticas, principalmente no interior da Bahia”, avaliou Alyson Damasceno, assessor cultural e especialista em Gestão Cultural.

Shaolin reforçou a necessidade de alinhar gestão pública e prática cultural:

“A burocracia deve estar a serviço da Cultura, e não o contrário. Produzir e consumir cultura é um direito constitucional. Cabe às administrações públicas se adaptarem e se capacitarem para garantir esse direito.”

Oficinas e protagonismo estudantil

No mesmo dia, os estudantes do CIEB participaram da segunda etapa da Caravana, com as oficinas de Dança Afro, ministrada pelo bailarino e coreógrafo Emílio Sobrinho, e da Incubadora de Produção Cultural na Escola (Prática), conduzida por Karol Duarte, do Comitê de Cultura.

Cultura como motor de transformação

Mais do que um evento, a Caravana do Comitê de Cultura da Bahia e a Formação do Trilha da Cultura/Idase demonstraram a força da juventude e da gestão participativa, reafirmando a importância do diálogo entre gestão pública, educação, arte e cultura para a construção de políticas transformadoras no território baiano. A democratização da cultura enquanto direito é o objetivo do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) vinculado ao Ministério da Cultura (MinC). 

Ascom PNCC Bahia
Luciana Rosa