UESB se mantém entre as melhores universidades do Brasil. Clique e saiba mais.

29/04/2021

Pelo sexto ano consecutivo, a Uesb está entre as melhores universidades do país. O reconhecimento é dado pelo Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), indicador divulgado na última sexta, 23, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Desde 2014, a Uesb tem sido avaliada com o IGC conceito 4, em uma escala cuja nota máxima é 5.

Para o indicador, são avaliadas: a média dos Conceitos Preliminares de Cursos (CPC) do último triênio; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal; e a distribuição dos estudantes entre os cursos de graduação ou pós-graduação. Assim, o último IGC, que seria divulgado no ano de 2020 e foi adiado por conta da pandemia, analisou 2.070 instituições de ensino brasileiras.

Do total avaliado, a Uesb figura no seleto grupo de 21,64% das instituições que chegaram ao conceito 4 em um dos mais importantes indicadores de qualidade da Educação Superior. Mais do que isso, a Universidade mantém a posição de destaque por seis anos consecutivos. “Pensamos em usar esses dados divulgados pelo Inep para entender o que os números revelam em uma situação de acesso à educação de qualidade para o nosso estudante”, define o reitor da Uesb, professor Luiz Otávio de Magalhães.

Na Bahia, as quatro universidades estaduais alcançaram o conceito 4. O reitor da Uesb destaca que as instituições públicas de ensino possuem políticas muito claras e definidas de inclusão social e, de acordo com ele, o resultado aponta para a continuidade das ações de aprimoramento da Universidade. “Essas métricas de avaliação têm que ser analisadas no sentido do que elas estão demonstrando, como um retrato da Instituição, e quais as ações que podem ser feitas para aprimorar”, complementa.

Fonte: UESB Jequié