Uesb oferta uma rede de possibilidades para pós-graduação

11/06/2024

Você já pensou que o conhecimento é desenvolvido em rede? Uma comunidade, um grupo de pessoas, várias trocas de experiências, um fluxo de investigações, uma série de conexões tecnológicas. As possibilidades são infinitas e adentram a educação de forma, cada vez mais, veloz. Em expansão, as redes de universidades são espaços de articulação acadêmica, administrativa e educacional, essencial para a formação do conhecimento e para a troca de experiências.

Na Uesb, é possível fazer parte desse universo de saberes, sobretudo, na pós-graduação. Esses novos caminhos se abrem por meio dos cursos de Mestrado e Doutorado, sejam acadêmicos ou profissionais, e das especializações oferecidas pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead), cursos desenvolvidos em rede com outras instituições de ensino.

Os cursos de especialização a distância, oferecidos na Uesb, são vinculados ao Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Quando autorizado pelo departamento que cria o projeto, o Cead é o órgão que executa. O professor José Carlos Oliveira, coordenador do Cead, conta que a UAB existe em todo o Brasil e que a Uesb é uma das mais de 130 instituições que ofertam cursos do Programa. “O benefício dessa modalidade é o aluno não ter necessidade de se afastar da sua localidade, do seu ambiente de trabalho, entres outras atividades, para fazer o curso dentro da modalidade de educação à distância”, afirma.

Outra modalidade de pós-graduação fortalecida por essas redes de ensino é formada pelos cursos de Mestrado e Doutorado ofertados na Universidade. Ao todo, oito cursos funcionam, diretamente, nesse formato.

É o caso do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (ProfQui), que conta com mais de 20 instituições de Ensino Superior associadas. Joelia Barros, professora do Programa, destaca a importância dessa experiência de trocas de saberes e intercâmbio entre professores e estudantes de diversos lugares do Brasil. “Esse vínculo ajuda na construção do conhecimento com os mestrandos. Perceber a interação entre os alunos das universidades também é fundamental nessa formação do futuro mestre”, afirma.

História de vida – Darlene Pereira, mestranda do ProfQui, conta que optou pelo Programa devido à forte conexão com a sua área de atuação, a qual sempre almejou explorar mais profundamente, e o ProfQui estava em sintonia com seus interesses de longa data. Para ela, a pós-graduação representou uma conquista significativa tanto a nível pessoal quanto profissional, pois sempre nutriu o desejo de aprofundar os conhecimentos na área da Química através de um programa de pós-graduação.

Segundo Darlene, ao ingressar no curso, teve a oportunidade de obter valiosas lições, um acúmulo de conhecimento e crescimento pessoal, além de uma perspectiva científica renovada. “Minha experiência no ProfQui não só ampliou meus horizontes intelectuais, mas, também, impulsionou minha carreira. Estou certa de que o que absorvi durante o programa impulsionará meu desenvolvimento profissional, abrindo portas para oportunidades que antes eram inimagináveis”, avalia.

UESB