Sol e calor marcam chegada do outono na Bahia

18/03/2024

A semana será marcada pela chegada da nova estação: o outono, que começa exatamente no dia 20 de março, 00h06min. O outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno. E nesse começo terá muitas características de verão.

O predomínio será de sol e calor na Bahia essa semana. Em todo litoral baiano, incluindo Salvador, uma massa de ar quente e seco ganhou força e deve impedir a entrada de nebulosidade. O céu fica claro, sem nuvens, o que faz os raios solares chegarem mais rápido a atmosfera e esquentar mais.

As mínimas ficam em torno de 25° e a máxima deve passar dos 30° em Salvador. Por conta do calor durante a semana, no sábado pode chover, mas não é muito. A chance é de 30%.

Outono em outras regiões da Bahia

No Norte e Nordeste da Bahia as temperaturas podem chegar a 38° essa semana, lembrando que esse valor é medido na sombra. No sol, a sensação térmica pode chegar a 40°. Em Juazeiro, nesta segunda-feira (18), a temperatura máxima deve chegar a 37°.

No Oeste e Sudoeste da Bahia na quinta (21) pode ficar nublado e cair alguma chuva no final da tarde, mas segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) não tem alerta de temporais para Bahia essa semana.

Recôncavo, Chapada Diamantina, região do sisal, Sul e Baixo Sul seguem a mesma tendência: semana com predomínio de sol e calor.

Na terça-feira (19) é o dia de São José. Na Bahia é forte a tradição que crê na chuva nesse dia para ter fartura no São João. A previsão de chuva é pequena no dia de São José, mas como tivemos um fevereiro com chuvas acima da média, os produtores estão esperançosos para o plantio de milho e amendoim.

iBahia