Sobe para 47 o número de casos de febre do Oropouche; Salvador registra primeiro positivo

11/04/2024

O número de casos de Febre do Oropouche, doença similar à dengue, subiu para 47 na Bahia. As cidades com maior número de positivos são: Teolândia (22), Valença (10), e Laje (10).

Além destas, Mutuipe (2), Tapeorá (2) e Salvador (1) também registram positivos. As informações são da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com base em dados registrados até a última segunda-feira (8). 

No final de março, nove casos foram detectados, sendo todos no sul da Bahia. Na época, Valença teve sete registros, e Laje, dois. 

Sobre a doença

A febre Oropouche é transmitida por mosquitos, sobretudo pelo Culicoides paraensis e pelo Culex quinquefasciatus, conhecidos popularmente como maruim. Os sintomas, muito parecidos com os da dengue, duram entre dois e sete dias e incluem febre de início súbito, dor de cabeça intensa, dor nas costas e na lombar e dor articular.

Em fevereiro, uma equipe do Ministério da Saúde foi enviada ao Acre para revisar casos contabilizados como dengue, mas que, na verdade, seriam de febre Oropouche. No início de janeiro, o estado chegou a declarar emergência em saúde pública em razão de uma explosão de casos de dengue.

Correio 24 horas