Silvania Ribeiro esclarece dúvidas sobre aquisição de casa própria.

20/09/2010

Silvania Pinto Ribeiro é Supervisora de Habitação/Atendimento da Agência da Caixa Econômica de Jequié. JN: Quais são os passos para um cidadão, autônomo ou servidor público, adquirir uma casa própria? Silvania: Primeiramente ele deverá seguir os seguintes passos: Primeiro Passo: Aprovação do Cadastro e Crédito O cliente deverá acessar o site da Caixa (www.caixa.gov.br) obter informações sobre as linhas de crédito, documentação necessária e fazer a simulação do financiamento pretendido. Dirigir-se a Agência da Caixa ou Correspondente Imobiliário e conversar com um dos nossos atendentes. Apresentar a documentação e a Caixa realizará análise cadastral para aprovação do crédito. Segundo Passo: Avaliação do Imóvel A Caixa avaliará o imóvel, por meio de engenheiros especializados. Para segurança do cliente, fará uma análise da documentação dos vendedores. Assim, já haverá a definição da Linha de Financiamento mais adequada e qual a documentação complementar a ser apresentada. Terceiro Passo: Preenchimento da Proposta e Entrega do Documento Com a entrega da documentação necessária, a operação será finalizada por meio da assinatura do contrato. O vendedor receberá seu pagamento. O mutuário receberá informações sobre os serviços que facilitarão sua vida no período de amortização. E o sonho da casa própria estará realizado! JN: Que documentos são cobrados para fazer um cadastro? Silvania: Para realização do cadastro habitacional é necessário que o Proponente/Cônjuge apresente a seguinte documentação: - Carteira de Identidade - CPF - Comprovante de estado civil (atualizado). - Cópia da última Declaração de Imposto de Renda e Recibo de entrega ou declaração Anual de Isento. DAI (Obrigatório para financiamentos com recursos FGTS). - Certidão negativa de Débitos relativos a Tributos Federais e Dívida Ativa da União (Site da Receita Federal). - Comprovante de endereço (atualizado) - Comprovante de Rendimento de acordo com a categoria profissional (acessar o site da Caixa para verificação em documentação necessária). JN: Hoje em dia, que tipo de Financiamento Habitacional é disponibilizado pela Caixa? Silvania: Na Caixa, temos financiamentos para imóvel Residencial, Comercial e Crédito Imobiliário ao Emigrante. O financiamento Residencial e Comercial se dividem nas categorias citadas logo abaixo, podendo o cliente escolher entre essas modalidades, a mais adequada a sua necessidade. - Aquisição de Imóvel Novo; - Aquisição de Imóvel Usado; - Aquisição de Terreno e Construção; - Construção em Terreno próprio; - Aquisição de Imóvel na planta; - Reforma/Ampliação; - Aquisição de Lote Urbanizado; - Material de construção (exclusivo para imóvel residencial). JN: Você poderia listar os principais empreendimentos imobiliários em Jequié que estão em parceria com a Caixa e que há disponibilidade de vagas para financiamento? Silvania: Atualmente há em Jequié cinco empreendimentos que fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida. Renda até R$ 1.395,00: - Residencial Eldorado com 199 unidades: todos comercializados / Bairro Jequiezinho. - Residencial Mandacaru com 340 unidades: em fase de seleção e comercialização/Bairro Mandacaru (Seleção pelo Poder Público Municipal). - Residencial Beira Rio com 500 unidades: em fase de seleção/comercialização/Bairro Cidade Nova (Seleção pelo Poder Público Municipal) Acima de 3 salários mínimos (Financiamentos de Imóvel na Planta): - Condomínio Vivendas do Bosque com 230 unidades: Bairro Jequiezinho (Verificar vagas no stand de vendas). - Condomínio Residencial Bela Vista com 400 unidades: Bairro São Judas Tadeu (Verificar vagas no stand de vendas). Ao comprar um imóvel na planta ou em construção o cliente tem como principais vantagens o preço mais acessível e a certeza de receber, no final da obra, um imóvel novo com a garantia do Seguro de Término de Obra. JN: Aqui você pode citar como as pessoas podem se consultar em caso de dúvida. Silvania: Para tirar dúvidas é só comparecer a Agência da Caixa, Correspondente Imobiliário ou ainda pelo Serviço de Atendimento ao Cliente - SAC 0800-726-0101.