Segundo edital do Partiu Estágio oferece quase seis mil vagas para universitários na Bahia

04/08/2022

O segundo edital do programa Partiu Estágio, publicado pela Secretaria da Administração da Bahia, está oferecendo 5.971 vagas para estudantes universitários baianos oriundos de 122 graduações diferentes.

As oportunidades são para 55 órgãos públicos, distribuídos em 63 municípios, incluindo Salvador. As inscrições têm início às 8h de quinta-feira (4) e seguem abertas até o dia 2 de setembro, através do site do programaConfira abaixo os pré-requisitos e como participar.

Quem pode participar?

Podem participar estudantes universitários regulamente matriculados em cursos de bacharelado e licenciatura, presenciais ou na modalidade EAD, ofertados por instituições privadas e públicas, estaduais ou federais, com sede e/ou polo de ensino na Bahia.

Do total de vagas ofertadas, 1.227 são para a licenciatura em Educação Física, 746 para bacharelado em Administração e 505 para licenciatura em Letras. O programa terá a reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência física. Sobre o quantitativo de vagas não reservadas, terão prioridade os universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), seguidos daqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. Não poderão se inscrever estudantes beneficiados pelo Projeto Estadual de Auxílio Permanência.

A inscrição no edital assegura a inclusão do universitário no Banco de Jovens para Estágio, com validade de seis meses. É preciso que o estudante tenha mais de 16 anos, seja residente no estado da Bahia e tenha concluído pelo menos 50% da carga horária do curso.

Como se inscrever?

Os candidatos que estejam participando pela primeira vez devem criar uma conta, informando CPF, nome, data de nascimento e e-mail válido no site do programa. O sistema enviará automaticamente para o e-mail cadastrado, os dados para acesso e inscrição.

Quem já tiver realizado cadastro para editais anteriores, não precisa fazer o procedimento novamente, o candidato deve utilizar e-mail e senha previamente informados. Em caso de dúvidas, o programa disponibiliza contato pelo site e pelo telefone (71) 3115-1714.

Após obter o acesso ao sistema, o estudante deverá completar os dados cadastrais e preencher a ficha de inscrição, sinalizando seu curso, o turno das aulas e em qual cidade reside e estuda. O universitário receberá no e-mail cadastrado o comprovante de inscrição.

Como saber se fui convocado para o programa de estágio?

As convocações para este edital acontecerão em momento oportuno, por e-mail, SMS e lista de selecionados, publicado no site institucional da Secretaria da Administração, de acordo com a necessidade da administração pública. Durante o período sinalizado, os futuros estagiários devem se apresentar no órgão indicado, portando toda a documentação exigida em edital.

O contrato do Partiu Estágio tem duração máxima de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto para estudantes com deficiência. A carga horária é composta de quatro horas diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20 horas semanais. Além da bolsa-estágio, os universitários terão direito a auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado, proporcionais.

G1