Secretária de Saúde Municipal, Polliana Leandro Oliveira, fala sobre Vacina e efeitos do Covid 19 em Jequié. Clique e saiba mais.

22/01/2021

JN: Quantas doses da vacina Coronavac já estão disponíveis no município de Jequié? Exponha por favor o cronograma de vacinação.

Polliana: No último dia 19/01/2021(terça feira) recebemos, 2160 doses da vacina contra a COVID-19. Considerando a disponibilidade limitada de doses da vacina faz-se necessária a definições de grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde,

Iremos imunizar primeiramente: 

1) As equipes de saúde que trabalham em unidades de referência para assistência e transporte aos pacientes internados com COVID-19 ( Unidade de Pronto Atendimento - UPA, Hospitais ou alas de Hospitais exclusivos, SAMU 192);

2) 100% dos idosos, acima de 60 anos que estão em INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA, incluindo seus trabalhadores;

3) 100% das pessoas com deficiência INSTITUCIONALIZADAS,maior de 18 anos, incluindo seus trabalhadores .

Cabe esclarecer que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura será gradativa, conforme disponibilidade da vacina.

 

JN: Quais as datas previstas para essas quatro fases?

Polliana: Ainda não nos foram passadas as próximas datas, estamos no aguardo. De acordo que as doses das vacinas forem sendo liberadas, iremos ampliando as fases de acordo com o Plano de Vacinação Contra a COVID-19 do nosso Município. Ressalta-se que para completo esquema vacinal será aplicado duas doses.

 

JN: Qual foi a origem dese lote de vacinas, do Governo Federal ou Estadual?

Polliana: O Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações,disponibilizou as doses para o Estado que realizou toda a logística de distribuição através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia em parceria com os Núcleos Regionais de Saúde, em nosso caso a Regional Sul, ficando a Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo armazenamento dos imunizantes e administração.

 

JN: Em relação às medidas de prevenção ao vírus, existe algum planejamento para novo decreto? O que a Secretária de Saúde considera no momento sobre os níveis de contágios e óbitos?

Polliana: Temos o decreto n.22.175 de janeiro de 2021 que vigora até 25 de janeiro de 2021, onde existe, Normas  sanitárias específicas para o controle do COVID,para o funcionamento de cada estabelecimento. A Vigilância Sanitária tem realizado um trabalho fiscalizatório. Em todo o momento estamos consientizando a nossa população sobre a necessidade de medidas básicas como uso de máscaras, a importância higienização das mãos e o distanciamento.

Pedimos o apoio da nossa população, pois mesmo ao iniciarmos a nossa campanha de vacinação contra a COVID-19, precisamos manter as medidas básicas que citei acima.

 

Foto: Arquivo pessoal