Reunião marca eleição e posse da nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Clique e saiba mais.

30/08/2021

Foi realizado na manhã segunda-feira, 30, na sede da Associação de Surdos Centro Educacional Especializado de Jequié (ASCEEJE), no bairro São Luís, a reunião para eleição e posse da nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o COMDEF, que é formado por representantes da sociedade civil, entidades representativas, pessoas com deficiência e de representantes do governo municipal. O COMDEF é um espaço de participação democrática, que realiza ações como o acompanhamento, monitoramento, avaliação e a fiscalização das políticas destinadas à pessoa com deficiência, por meio da articulação e diálogo com as demais instâncias de controle social e os gestores da administração pública direta e indireta.

Em função dos protocolos de enfrentamento da pandemia, a solenidade foi realizada com público reduzido. Estiveram presentes, o ouvidor geral do município, Theotônio Evangelista Andrade Neto, o técnico da Unidade Executora Local (UEL), da Secretaria de Infraestrutura, Márcio Gardel e a gestora de Proteção Social Básica, Suellen Pereira, que são, também, novos conselheiros do COMDEF. Além destes, estiveram presentes o presidente do Conselho, com mandato encerrando em 30 de agosto, Cristiano Costa; e os demais conselheiros, Marcelo Freire, da Associação de Deficientes Físicos de Jequié (ADEFIJ); Iraí Santos, da Associação Jequieense de Cegos (AJECE); Maria José e Mara Rubia Machado, da Associação de Surdos Centro Educacional Especializado de Jequié (ASCEEJE); Luciana Souza Neves, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); o intérprete de Libras, Ricardo dos Anjos; a presidente da Associação de Surdos Centro Educacional Especializado de Jequié (ASCEEJE), Vania Duarte, membro da comissão eleitoral; e Edilene Andrade Brito, membro da comissão eleitoral.

A nova mesa diretora do COMDEF, eleita para o biênio 2021-2023, é composta por catorze conselheiros e catorze suplentes, sendo o presidente, Joselito dos Santos Souza, da Associação Paradesportiva do Interior da Bahia (APIB); a vice-presidente, Luzinete Maria dos Santos, Associação Jequieense de Cegos (AJECE); a secretaria executiva da entidade, Elaine Cristina de Souza Brito, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação