Pronatec Bahia: inscrições para curso gratuito com bolsa auxílio. São 60 vagas para Jequié.

18/07/2018

Voltar ao mercado de trabalho não está fácil, especialmente no caso das pessoas sem qualificação profissional. Reconhecendo essa realidade, o Pronatec Bahia resolveu abrir inscrições para um curso técnico de nível médio em quatro municípios. Saiba mais sobre as oportunidades e veja como participar.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é uma iniciativa do Governo Federal, que procura ampliar o acesso à educação profissional no país. Milhares de pessoas já se capacitaram pelo Pronatec e conseguiram encontrar um emprego.

Neste segundo semestre de 2018, a Secretaria da Educação da Bahia, por meio do Pronatec, resolveu lançar 300 vagas para o curso gratuito de técnico em Administração. As oportunidades são ofertadas graças à parceria estabelecida com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Vagas abertas Pronatec Bahia 2018

Há um total de 300 vagas disponíveis para o curso de técnico em Administração na Bahia. As oportunidades estão distribuídas da seguinte forma: Salvador (120 vagas), Juazeiro (60 vagas), Guanambi (60 vagas) e Jequié (60 vagas). As aulas serão realizadas nos Centros de Educação Profissional, localizados nos municípios citados.

Para disputar uma das vagas abertas, é preciso estar de acordo com as exigências do programa. São elas: ter idade entre 16 e 29 anos e ter concluído o ensino médio na rede pública. Os candidatos que cursaram o ensino médio numa escola participar, na condição de bolsista, também podem participar do processo seletivo.

Cada aluno do curso técnico Pronatec Bahia terá o direito de receber uma bolsa-auxílio, no valor de R$15,00 por cada dia de aula. Esse benefício serve para ajudar nas despesas com alimentação e transporte. Além disso, o Pronatec também garante material didático gratuito aos estudantes.

Inscrições e processo seletivo

Para se inscrever no Pronatec Bahia, é necessário acessar a página oficial da seleção. Preencha os dados solicitados até o dia 31 de julho de 2018. Não é preciso pagar taxa de inscrição.

Primeiramente, os candidatos serão submetidos a um sorteio eletrônico aleatório, no dia 1º de agosto, que vai considerar todos os inscritos. A segunda etapa do processo seletivo consiste numa prova escrita, que cobrará conhecimentos de Matemática e Português. Por fim, a terceira e última etapa, é uma dinâmica em grupo, seguida por entrevista individual.

Os candidatos, classificados no sorteio, terão que comparecer ao Centro de Educação Profissional mais próximo, a fim de realizar a prova escrita. O exame intelectual será aplicado no dia 11 de agosto, das 13h30 às 17h30. É necessário apresentar um documento de identificação com foto para participar da prova.

Mais oportunidades para cursos técnicos gratuitos na Bahia

Secretaria da Educação do Estado da Bahia está com uma oferta de 9.335 vagas para cursos técnicos de nível médio, na rede estadual. As oportunidades contemplam 42 formações profissionalizantes em 82 municípios baianos.

Cada curso tem duração de três semestres e os estudantes não precisam se preocupar com mensalidades. Serão selecionados alunos para as turmas de técnico em Segurança do Trabalho, Logística, Agronegócios, Recursos Humanos, Guia de Turismo, Análises Clínicas, Saúde Bucal, Informática, Eletromecânica, Dança, Processos Fotográficos, Paisagismo, entre outros.

O prazo de inscrição segue aberto até 18 de julho. Os interessados devem acessar o site da Secretaria da Educação e preencher o cadastro. Os alunos serão selecionados com base nas notas obtidas em Português e Matemática no último ano do Ensino Médio. O resultado no Enem também poderá ser usado.

O resultado, com os nomes dos candidatos aprovados, estará disponível para consulta no dia 20 de julho. O período de matrícula vai de 24 a 26 do mesmo mês. O início das aulas está marcado para 30 de julho.

Fonte: Via Carreia Jurídica