Programa de Jovem Aprendiz dos Correios tem 14 vagas em Guanambi, Jequié e Vitória da Conquista.

23/03/2023

O novo processo seletivo dos Correios para o Programa de Aprendizagem da Estatal foi divulgado nesta segunda-feira (20), o novo processo seletivo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) de âmbito nacional, com 4.382 vagas e a formação de cadastro reserva para o Programa de Aprendizagem da estatal.

Na Bahia são 212 vagas em 31 cidades, divididas nos cursos de Assistente Administrativo ou Logística, nos turnos matutino e vespertino. No Centro Sul do Estado, três cidades tem oportunidades abertas – Guanambi (3), Jequié (3) e Vitória da Conquista (8).

As demais cidades com vagas abertas são Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Campo Formoso, Capim Grosso, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itamaraju, Itapetinga, Jacobina, Jaguaquara, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Poções, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Valença.

A seleção é destinada a estudantes com idade entre 14 e 21 anos completos até o ato da contratação, salvo as exceções previstas na legislação e regulamento vigentes. Também é necessário estar cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental; estar matriculado e frequentando a escola (caso não tenha concluído o Ensino Médio); e que não tenha sido sido contratado anteriormente como jovem aprendiz e/ou mantido vínculo empregatício com os Correios.

De acordo com o edital, o candidato admitido fará jus ao respectivo salário-mínimo-hora, aos direitos trabalhistas e previdenciários em conformidade com a legislação e regulamentos vigentes, e às vantagens e benefícios que estiverem em vigor à época das respectivas admissões. Também é oferecido o vale-transporte compartilhado, vale-refeição ou alimentação, e uniforme.

A jornada de aprendizagem do programa será de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias, totalizando, no mínimo, 800 horas.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente via internet, no site do Correios, no prazo de 27 de março a 21 de abril deste ano. A seleção não exige pagamento de taxa de participação.

A primeira fase de seleção se dará mediante a somatória de pontos referentes aos quesitos de renda familiar mensal, idade, instituição de ensino e participação em programas sociais previstos no edital.

Os candidatos convocados para a segunda etapa serão submetidos ao exame pré-admissional e em seguida à contratação. Todas estas fases terão caráter eliminatório.

O Processo Seletivo de Aprendiz dos correios terá a validade de um ano, contado a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Veja a relação completa de vagas na Bahia

Agência Sertão