Presidente da CDL Jequié, Márcio Roberto Andrade, conversa conosco e faz uma análise do comércio jequieense.
11/11/2010
JN: Com mais de um ano à frente da Presidência da CDL, qual o balanço que você faz em relação às ações da nova diretoria neste período?
Roberto: Ao assumir essa importante entidade que tantos serviços têm prestado ao comércio de Jequié, procuramos dinamizar os serviços e tornar mais acessível e usual.
Adquirimos novos computadores para a administração da sede com vistas a melhorar ainda mais o atendimentos aos lojistas e ao público externo; implantamos na rádio 105 FM, um programa semanal intitulado Momento Lojista, que se constitui em um espaço na rádio para discussão dos assuntos que envolvem o comércio e a indústria de Jequié; atualizamos e crescemos a banco de dados da CDL, recadastrando os associados e criando um canal de comunicação eletrônico aonde toda a comunicação é feita de forma dinâmica, valorizando o tempo e evitando desperdício de material de expediente; temos marcado presença nos principais evento de Jequié, como no São João e no Natal, que são festas importantes para a economia da cidade; criamos o Liquida Jequié, visando aquecer o comércio num período de pouco movimento; temos estado sempre presente junto a ACIJ, reivindicando na esfera municipal, estadual e federal, assuntos importantes como o retorno da Regional do SEBRAE, melhorias no Centro Industrial de Jequié, e também buscando parceria juntamente com SEBRAE, Associação Jequieense de Imprensa, Conselho Comunitário e outras entidades, nas questões locais. Temos incentivado também aos nossos lojistas a se aprofundarem ainda mais nas entrelinhas do Varejo Nacional, com a possibilidade de participação em eventos importantes como na Feira do Empreendedor, Seminários e Fóruns de destaque, e participação no XI Congresso de Florianópolis com uma comitiva de 25 empresários, valendo salientar a delegação jequieense foi a maior do interior baiano.
JN: Recentemente o Secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, foi a Vitória da Conquista motivado por um projeto da Secretaria para estreitar o relacionamento entre empresários e governo. Roberto, existe alguma perspectiva de desenvolvimento para Jequié num caminho parecido a este? O próprio Correia afirmou que ainda neste ano, o PIB de Conquista deve alcançar R$ 4,5 bilhões.
Roberto: Em Jequié, já está em fase final a construção de 5 galpões ao lado do novo galpão da Ramarim, onde será instalada uma indústria de estofados. Outra questão importante é a ampliação da Indústria Amazonas Calçados e um projeto para uma nova unidade da INJER, totalizando ao todo uma implementação de quase 2.000 empregos.
JN: No seu ponto de vista, Jequié necessita de incentivos para ter um maior crescimento no setor comercial?
Roberto: No setor comercial Jequié atravessa uma ótima fase com a implantação de empresas como as Casas Bahia, Lojas Americanas a nova loja da Topvel Veículos. Já na Indústria seria importante a participação mais efetiva da esfera pública no sentido de dotar o setor de melhor estrutura, incentivos fiscais e abertura para novos investimentos internos e externos.
JN: Para a campanha de Natal deste ano, qual a programação?
Roberto: Estamos unindo força no comércio local com vistas a obter um resultado superior ao ano passado. A prefeitura se comprometeu em dar sua parcela de participação no que pertine a decoração na Praça Rui Barbosa, principais avenidas e ruas da cidade, além de disponibilizar toda infraestrutura necessária para fazermos uma grande Campanha. Nesse ano estaremos presenteando os consumidores de Jequié e região com 02 carros zero km, 04 motos e 40 salários mínimos. Esperamos contar com a participação de todos nesse importante projeto que tem aspectos econômicos e sociais muito relevantes.
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