Prefeitura de Jequié realizará blitz de testagem rápida para Covid-19. Clique e saiba mais.

23/02/2021

No início da pandemia, os testes rápidos estavam reservados somente para pessoas hospitalizadas e profissionais de saúde. Nesta segunda-feira, 22, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, ampliará a testagem para o novo Coronavírus na cidade, com a implementação de uma blitz de testagem rápida para Covid-19, iniciando pela Praça Rui Barbosa.

O teste rápido é feito com a coleta de amostra do sangue para avaliar a presença de dois tipos de anticorpos: IgG e IgM. Quando o resultado é positivo para IgM, significa que a pessoa está ou esteve recentemente infectada. Quando o resultado do teste rápido é positivo para IgG, significa que a pessoa já entrou em contato com o vírus, no passado.

Para ter acesso aos testes as pessoas devem procurar os pontos de testagem, que deverão percorrer diversos bairros e localidades do município, nos próximos dias. A iniciativa vai realizar 300 testes por dia, num total de 6 mil testes, com o objetivo de identificar os casos assintomáticos suspeitos, entre a população, e assim, orientar para quarentena e agendar a realização do teste RT-PCR, com a coleta de material orgânico do nariz e faringe e, a depender do caso, encaminhá-las para o atendimento médico.

“Estamos empenhados em diminuir a contaminação da Covid-19. Não é uma luta fácil, uma vez que depende muito da população em, também, fazer a sua parte. Temos nos esforçados com ações de orientação, entrega de máscaras e álcool em gel, mantido a fiscalização da Vigilância Sanitária, e temos disponibilizado o Disque Covid. São ações pontuais, mas se a população não colaborar, se não continuar com os cuidados, se não seguir os protocolos de saúde, se insistir em aglomerações e festas clandestinas, não teremos como reduzir o número de casos e aí, tudo ficará muito pior. Peço, de coração, a todos os jequieenses, vamos nos prevenir, vamos nos cuidar e, com Fé em Deus, venceremos essa pandemia.”, disse o prefeito de Jequié, Zé Cocá.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação