Prefeitura de Jequié realiza lançamento do Projeto Samuzinho. Clique e saiba mais.

22/11/2021

Com o objetivo de desenvolver a capacidade socorrista e de conscientizar crianças das escolas públicas e privadas sobre como utilizar corretamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU 192, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, deram início, nesta sexta-feira, 19, ao “Projeto Samuzinho”. Como parte da ação de lançamento do projeto, foi realizada uma caminhada, com saída do pátio da Igreja Matriz Catedral de Santo Antônio, e que percorreu as principais rua do Centro. Estiveram presentes, a vice-prefeita e secretária de Saúde, Polliana Leandro; a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana; trabalhadores e profissionais da Saúde; dezenas de crianças, futuras participantes do projeto; e equipe técnica e administrativa do SAMU Regional 192.

Criado em 2007, a iniciativa do Ministério da Saúde, vem sendo executado em outros municípios e deverá ser implementado em Jequié no ano Letivo de 2022, nas escolas municipais e privadas. O “Projeto Samuzinho” terá duração de dois anos e abrangerá sessenta alunos de nove a 13 anos das instituições de ensino, visando que estes estudantes atuem como multiplicadores das ações nas escolas, em seu ambiente familiar e social. Os discentes serão treinados com enfoque em primeiros socorros, atenção no trânsito, riscos do trote e cidadania, entre outros, e, ao final, receberão certificados como socorristas-mirins, um kit contendo uma camiseta, um boné do “Projeto Samuzinho”, uma cartilha educativa e boton adesivo.

“O Projeto é muito interessante, porque vai fazer com os nossos estudantes tenham acesso a informações essenciais e que eles poderão levar, tanto para dentro de casa, quanto para o ambiente social. Eles vão aprender como funciona o SAMU e quando acionar o serviço, além de prevenção a acidentes, sobre o trote e suas consequências, entre outros temas, e para a conclusão do projeto, os alunos vão conhecer a Central Operativa de Regulação, as viaturas de Suporte Avançado (USA- UTI Móvel) e de Unidade de Suporte Básico (USB).”, afirmou a secretária de Saúde, Polliana Leandro.''

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação