Prefeitura de Jequié promove evento virtual em comemoração ao aniversário do poeta jequieense Wally Salomão. Clique e saiba mais.

01/09/2021

Para marcar a passagem da data de aniversário do poeta, escritor, compositor, produtor musical e ex-secretário nacional do livro, o jequieense, Waly Salomão, que completaria 78 anos, este ano, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promoverá, nesta sexta-feira, 3, um evento virtual, com o compositor, cantor e ator jequieense Zéu Britto, que será transmitida pelo canal da Prefeitura no YouTube.

Nascido em 1943 e falecido em 2003, Waly compôs músicas que ficaram consagradas nas vozes de grandes nomes da Música Popular Brasileira, a exemplo de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa, Gilberto Gil, Jards Macalé, Adriana Calcanhoto, João Bosco, o Rappa entre outros.

Denominado de “Zéu Brito canta Waly Salomão”, A live conta com apoio financeiro da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, governo federal e executada pela Prefeitura Municipal de Jequié através da Secretaria de Cultura e Turismo. A comemoração pelo aniversário do poeta contará com apresentação de músicas, poemas e de depoimentos de pessoas que conviveram com Waly, que foi secretário do Livro e da Leitura, do Ministério da Cultura, na gestão do cantor Gilberto Gil.

A live/show contará, também, com depoimentos do cantor e compositor  Gilberto Gil, do artista plástico e cordelista  Val Rodrigues, do produtor cultural  Sérgio Mehlem, do cineasta  Robinson Roberto, do escritor e secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Jequié,   Domingos Ailton, do artista plástico e músico, João Salomão, sobrinho do Waly e filho do poeta Jorge Salomão, do professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB),  Luciano Santos, da produtora cultural e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB),  Cláudia Salomão, que é sobrinha do Waly, e do professor Antônio Brito de Souza Júnior, que defendeu a tese de Doutorado  “Waly Salomão: Poéticas performáticas do gesto e da  voz” no  Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia.

Ainda no mês de setembro a Secretaria de Cultura e Turismo estará desenvolvendo, em parceria com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Social, juntamente com o escritor Laé de Souza, o projeto “O livro na cesta básica”, que era uma ideia do Waly Salomão quando assumiu a Secretaria do Livro e da Leitura do Ministério da Cultura, mas que não foi concretizada, uma vez que ele faleceu antes. Jequié será o primeiro município brasileiro a colocar em prática o sonho do poeta tropicalista. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, está sendo elaborado, também, o projeto “Casa da Palavra Waly Salomão”, para que em Jequié tenha espaço dedicado a memória do poeta jequieense, ao livro e a formação de leitores.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação