Prefeitura de Jequié inicia vacinação contra Influenza para grupos prioritários em todas as Unidades de Saúde

12/04/2023

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, deu início, nesta segunda-feira, 10, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Nesta ação de imunização, serão contempladas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. A ação preventiva segue até o dia 31 de maio.

A vacinação contra Influenza tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelos vírus no público-alvo da campanha. O imunizante é trivalente, ou seja, serve para os três tipos de cepas e a vacina pode ser aplicada em conjunto com a bivalente contra a Covid-19. Essa é uma oportunidade para que as pessoas dos grupos prioritários possam se imunizar contra a Influenza e, assim, prevenir possíveis complicações decorrentes da doença.

O grupo prioritário para a vacinação é formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses à menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência permanente, comunidades indígenas, trabalhadores da saúde, portadores de comorbidades, professores, caminhoneiros, trabalhadores da área de segurança e salvamento, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Para o secretário de Saúde, Marlon Pereira, as estratégias de vacinação auxiliam na redução das internações, complicações e óbitos na população-alvo.

“A gripe Influenza, assim como a Covid-19, continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. Portanto, orientamos que a população elegível a vacinação mantenha o esquema atualizado, seja para Covid-19, para Influenza ou demais vacinas disponíveis nos serviços de Saúde.”, explicou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.

PMJ