Prefeitura de Jequié inicia construção de passagens elevadas para maior segurança na travessia dos pedestres

04/08/2022

Com o objetivo de melhorar a acessibilidade e intensificar a segurança da população, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Infraestrutura e Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN), deu início, nesta quarta-feira, 3, às obras de construção de passagens elevadas nas vias públicas, onde o fluxo de pedestres é mais intenso, como áreas de saída e entrada de alunos e outros locais. Essas intervenções integram um pacote de obras e serviços que estão sendo executados e que vem levando melhorias ao trânsito da cidade, como a modernização semafórica, a ampliação da sinalização viária e a implantação da Zona Azul.

A passagem elevada limita a velocidade de passagem dos veículos, obrigando-os a diminuir até se aproximar do equipamento, melhorando a condição de acesso dos pedestres nas vias públicas, ampliando a visibilidade da travessia e facilitando a mobilidade de pessoas com restrições físicas, crianças e idosos. Como a faixa alcança a altura da calçada, o veículo é obrigado a diminuir a velocidade pelo obstáculo que é colocado na sua frente. De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a passagem elevada para travessia de pedestres não deve ser utilizada como dispositivo isolado, mas em conjunto com outras medidas que garantam que os veículos se aproximam, reduzindo gradativamente, até chegar numa velocidade segura que permita a travessia, sendo que a velocidade é limitada a 30 km/hora.

“O objetivo é valorizar o pedestre, fazendo com que ele tenha realmente um espaço seguro para atravessar a rua normalmente e sem intercorrências. Com a passagem elevada, o condutor tem que mudar de atitude sob controle do veículo, porque ele estará entrando em uma faixa que é de exclusividade do pedestre, então devemos pensar que, com a passagem elevada, deveremos ter, também, uma mudança de comportamento no trânsito. Lembrando que todas elas estarão devidamente identificadas, sinalizadas, conforme a regulamentação do CONTRAN.”, destacou a superintendente da SUMTRAN, Karla Geambastiane.

PMJ