Prefeitura de Jequié inicia campanha de vacinação contra gripe Influenza na segunda-feira. Clique e saiba mais.

03/04/2022

A Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria de Saúde inicia, nesta segunda-feira, 4, a campanha de vacinação contra a Influenza 2022. A campanha de imunização será dividida em duas etapas, sendo que nesta primeira, a vacinação será direcionada aos idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde, que devem comprovar o vínculo por meio de carteira do conselho, ou declaração da empresa, ou carteira de trabalho ou contracheque. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis, sendo que o dia D de vacinação será no dia 30 de abril, com todas as unidades de saúde funcionando até 17h.

Serão atendidos na segunda etapa, que começa em 3 de maio e termina em 3 de junho, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade ou seja, com 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A vacinação irá ocorrer em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade e para realizar a imunização basta levar um documento original com foto. A vacinação contra a influenza permitirá, ao longo do ano, a prevenção ao surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizar a carga viral da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Este ano, a campanha de vacinação contra a gripe Influenza coincidirá com a realização da vacinação contra a Covid-19. Assim, é importante que seja priorizada a administração da vacina anticovid para as crianças de cinco a 11 anos de idade, contempladas no grupo prioritário para a Influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19. Nestas situações, deve-se agendar a vacina contra a gripe Influenza, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas.

A Secretaria de Saúde reitera que a população deve manter todas as medidas de prevenção à transmissão da Covid-19, sendo que nas ações de vacinação, esses protocolos seguem reforçados.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação