Prefeitura de Jequié e Governo do Estado seguem com mutirão de exames de mamografias gratuitos até 15 de dezembro. Clique e saiba mais.

13/12/2021

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, dá prosseguimento até quarta-feira, 15, ao mutirão para rastreamento de câncer de mama, iniciativa do programa Saúde sem Fronteiras. A unidade móvel, instalada no entorno da Paróquia Catedral de Santo Antônio, vem atendendo, todos os dias, desde o início da ação, cerca de 140 mulheres.

O mutirão pretende atender 2.100 mulheres, em Jequié, com a oferta do exame que detecta precocemente casos de câncer de mama. As pacientes devem ter entre 40 a 69 anos, faixa etária mais propensa ao aparecimento da doença, além de mulheres com mamografias inconclusivas e, ainda, serão disponibilizados exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento do câncer de mama, visando a integralidade do atendimento. Para ser atendida, as mulheres devem levar documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. O agendamento foi feito de forma prévia pelas equipes das Unidades de Saúde do município.

Em 2020, segundo a Estimativa de Câncer no Brasil, realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 60 mil mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama, que é o segundo tipo mais comum de câncer entre as mulheres. O diagnóstico precoce do câncer de mama, obtido por meio da mamografia de rastreamento, aumenta as chances de cura e faz com que o tratamento seja menos agressivo.

Para a secretária de Saúde, Polliana Leandro, o principal objetivo é conscientizar a população feminina sobre a prevenção a saúde e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

“Estamos seguindo com o cronograma de atendimento do mutirão de mamografias, que será concluído na próxima quarta-feira, dia 15, por isso é importante que as mulheres a partir de 40 anos até 69 anos, procurem as unidades de saúde e vejam o agendamento. E, aproveitamos para reforçar que a mamografia é a principal ferramenta para diagnosticar o câncer de mama de forma precoce, mas as mulheres podem realizar, de forma regular, o autoexame, mesmo as mais jovens. Caso notem qualquer alteração na região das mamas, devem procurar atendimento médico.”, disse a secretária de Saúde, Polliana Leandro.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação