Prefeitura de Jequié divulga programação do mês do aniversário de Jequié. Clique e saiba mais.

07/10/2021

O município de Jequié vai completar 124 anos de emancipação política no dia 25 deste mês e, por conta da pandemia e dos protocolos de enfrentamento da Covid-19, a Prefeitura de Jequié este ano, decidiu não realizar o tradicional Desfile Cívico de aniversário da cidade. Como forma de manter a celebração, a Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com as demais secretarias municipais e diversos segmentos da comunidade jequieense, elaborou uma ampla e diversificada programação de atividades para comemorar a passagem da data, ao longo de todo o mês.

Entre os muitos eventos, será executada a Caravana Jorge Salomão, com a participação de artistas como parte da execução da Lei n. 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc; dia 22 o escritor e secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, fará a palestra “Jequié: O fascínio do encontro do sertão com a mata”, na Câmara Municipal; e, no mesmo local, dia 26, o historiador e professor Emerson Pinto de Araújo falará sobre o tema “Jequié: Da Borda da Mata a Boca do Sertão”, onde, na oportunidade, serão homenageadas pessoas que têm contribuído para a cultura jequieense.

Dando seguimento à celebração do aniversário de emancipação política de Jequié, no dia 25, artistas de diversos ritmos se apresentarão na Praça Duque de Caxias, no Alto da Prefeitura, a partir das 17h, no evento “Sarau Musical Viva Jequié” e no período de 27 a 29, ocorrerá a 5ª edição da Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié – Felisquié, também parte da execução da Lei n. 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc.

O calendário de eventos, promovido pela Prefeitura de Jequié, contará, ainda, com dois eventos esportivos realizados pela Secretaria de Esporte e Lazer: o I Torneio de Pesca Esportiva, que será realizado dia 25, e a “Corrida e Caminhada Jequié 124 anos”, que acontece no dia 24. De iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo, acontecerá a “Caravana da Alegria”, evento circulante, voltado para às crianças, a partir do dia 6 até o dia 14, nas instituições municipais de ensino e, ainda, a celebração dos cursos profissionalizantes, destinados aos moradores dos conjuntos habitacionais do “Minha Casa, Minha Vida”.

Dia 30, às 20h, no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, show de cantoria com o trovador, poeta e compositor, Paulinho Jequié e convidados, intitulado “Em cantos Jequié”.

Foram incluídas, também, na programação de eventos de outubro, os festejos de São Francisco de Assis, realizada pela Igreja de São Francisco de Assis; o evento virtual dos 25 anos da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, com transmissão da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida; e o Festival Virtual de Música Católica, que será transmitido direto da Igreja de São José.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação - sexta-feira, 1 de outubro, 2021