Prefeitura de Jequié disponibiliza capacitação para ambulantes e barraqueiros que têm interesse em atuar no São João 2023

09/05/2023

Com a proximidade dos festejos juninos, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, disponibilizará um curso de capacitação para os trabalhadores que têm interesse em atuar com a comercialização de produtos alimentícios e bebidas no São João de Jequié. Denominado de “Capacita Ambulante”, o evento tem o objetivo de oferecer orientações referentes às medidas de segurança e boas práticas sanitárias, que estão relacionadas às atividades dos mesmos, como também apresentar o projeto do São João 2023 e orientações para inscrições às vagas para comercialização.

A capacitação é gratuita, sendo obrigatória para quem pretende atuar nos festejos juninos promovidos pelo município. A duração é de três horas, acontecendo na quarta-feira, 10, no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, das 9h às 12h, com direito a certificado, e dividido em dois temas: “Medidas de segurança contra incêndio e pânico em eventos temporários”, que será ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar e “Curso de Boas Práticas Sanitárias e de Higiene” e “Limpeza de Estabelecimentos”, ministrados pela equipe técnica do departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde.

Para a diretora municipal de Desenvolvimento e Turismo, Juliana de Andrade Gomes, a iniciativa ajudará a garantir a segurança dos trabalhadores ambulantes e barraqueiros e, principalmente, dos consumidores, que terão a certeza que estão consumindo um alimento bem cuidado. 

"A proposta é ofertar a esses trabalhadores um aperfeiçoamento do que eles já conhecem. São orientações técnicas sobre a manipulação dos alimentos e sobre a segurança com relação ao uso de materiais inflamáveis, como o gás por exemplo.  Durante a capacitação, os ambulantes vão ser poder elucidar questionamentos, tendo mais noção de como comprar, preparar, armazenar e manipular os alimentos sem riscos de contaminação, afinal de contas é importante que o alimento chegue até o consumidor com toda a qualidade.”, explicou a diretora municipal de Desenvolvimento e Turismo,Juliana de Andrade Gomes.

SL