Prefeitura de Jequié avança com obras de reforma e ampliação do Centro de Abastecimento Vicente Grilo

09/02/2023

As enchentes ocasionadas pelo erro operacional da CHESF causaram muito prejuízo aos feirantes e comerciantes do eixo central da cidade, além de danos e atrasos no cronograma das obras de reforma do Centro de Abastecimento Vicente Grilo (CEAVIG). Vencendo todos esses entraves, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Infraestrutura, vem mantendo o ritmo de trabalho e avançando para que o projeto de recuperação do CEAVIG, que conta com investimentos de R$ 20 milhões de reais, seja concluído o mais breve possível.

As equipes de serviços seguem atuando na ampliação e modernização da rede de drenagem profunda no trecho da Avenida Castelo Branco, que margeia o Rio Jequiezinho, até a lateral do CEAVIG. A obra, que permitirá uma maior vazão das águas das chuvas, deverá abranger toda extensão da via, até o prédio do Centro Pop, contemplando todo o entorno do Centro de Abastecimento, resolucionando definitivamente a existência de pontos de alagamento.

Como parte do projeto de reforma, que contará, ainda, com a construção do centro de artesanato, requalificação dos boxes e pavimentação asfáltica de todo o entorno, vem sendo realizada a substituição de 100% da cobertura do telhado do CEAVIG, serviço que nunca foi executado desde a inauguração do espaço. Este trabalho já foi executado em dois pavilhões, o de cereais e o de carne do sol. Em seguida, será efetuada a mesma intervenção no setor destinado aos restaurantes. Além da substituição da cobertura, toda a estrutura de ferro está passando por restauração, com raspagem e a eliminação de focos de desgaste e, em seguida, a aplicação de revestimento anticorrosivo, que possibilita mais durabilidade à estrutura.

Com o objetivo de melhorar os pontos de venda do setor de cereais, vêm sendo construídas novas bancadas, que vão substituir as antigas, feitas de cavaletes e estruturas de madeira, anti-higiênicas e ultrapassadas. As novas bancadas, de alvenaria e revestidas de cerâmica, vão oferecer otimização aos feirantes e mais praticidade e agilidade para a higienização, uma vez que poderão ser lavadas. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Lucindo Menezes, apesar do impacto das enchentes ter causado atrasos no cronograma, o projeto foi retomado e vem sendo executado com o máximo de celeridade.

“Graças a Deus, o trabalho não para! Estamos mantendo o planejamento com as reformas do CEAVIG e tocando a obra de construção da drenagem pluvial e a construção do módulo de hortifruti. Uma nova cobertura já foi implantada no setor de carnes e no galpão de cereais e, mesmo diante de todo o problema ocorrido com as enchentes, o prefeito Zé Cocá tem se esforçado muito para que a população possa ter, o mais breve possível, um espaço adequando, modernizado, voltando a gerar emprego e renda aos milhares de jequieenses”, destacou o secretário de Infraestrutura, Lucindo Menezes.

PMJ