Prefeitura de Jequié, ACIJ, CDL, Sicomércio e demais entidades debatem realização do Fórum Desenvolvimento Regional

23/07/2022

Por iniciativa da Prefeitura de Jequié, juntamente com a Associação Comercial e Industrial de Jequié (ACIJ), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista e dos Feirantes de Jequié (Sicomércio), foi realizada na manhã desta sexta-feira, 22, no auditório da ACIJ, um encontro para discutir a realização do Fórum Desenvolvimento Regional. Estiveram presentes, o prefeito de Jequié, Zé Cocá; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão; o ex-governador e ex-senador, Cesar Borges; o presidente da ACIJ, Hugo Britto; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Antônio Trifino Júnior; o presidente do Sicomercio, Renildo Neri da Silva; a gestora de Território do SEBRAE/Jequié, Kelly Guerra Cerqueira, e o gestor de Projetos Carteira de Comércio do SEBRAE/Jequié, Claudio de Oliveira Machado; demais diretores e conselheiros das entidades representadas; e representante da imprensa local.

O encontro desta sexta-feira contou com palestra do ex-governador, César Borges que, entre outras atividades, exerceu os cargos de senador da República, deputado estadual e secretário de Estado, foi ministro dos Transportes e ministro-chefe dos Portos, durante o governo Dilma Rousseff. Diversos temas foram abordados, como a ênfase na importância estratégica do município de Jequié para a instalação da Plataforma Logística Intermodal de Transporte, para fazer uma integração com a Ferrovia Oeste Leste (FIOL), até o porto de Ilhéus.

A reunião é a primeira etapa dos preparativos para a realização do Fórum Desenvolvimento Regional, que deverá acontecer no final de agosto e reunirá os diretores dos setores de mineração e gás, inovação e tecnologia, empresários ligados ao agronegócio, gestores públicos das áreas relativas ao fomento do desenvolvimento econômico, entre outros, para apresentar as potencialidades locais e regionais, com vistas a regionalizar a política industrial, ampliar a integração de todos os setores produtivos nos Territórios Médio Rio das Contas, Vale do Jiquiriçá e Chapada Diamantina, para montar um plano de desenvolvimento de médio e longo prazo, que seja capaz de atrair novos investimentos e assim, gerar novas divisas, ampliando a oferta de vagas no mercado de trabalho, criando um ciclo desenvolvimentista que envolva todos os municípios dessas regiões.

“O encontro de hoje foi importante para que possamos estruturar o que será levado ao Fórum Desenvolvimento Regional. Momento de construção das pautas que serão discutidas no próximo evento, nossas potencialidades locais e regionais, os três territórios de identidade têm todo o potencial para tracionar a interiorização do desenvolvimento de todo o estado e para além dele. Temos capital intelectual, mão de obra especializada e isso pode ser absorvido, por exemplo, pela FIOL.”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão.

“De forma honrosa pude participar deste encontro. A sociedade só avança quando tem desenvolvimento, e o desenvolvimento econômico gera emprego, gera renda e permite que a população possa ter um futuro melhor! É preciso que tenhamos planejamento e projetos e nós temos uma oportunidade aqui, latente, nascendo, como a FIOL. Vamos nos unir para conquistar esses avanços! Me coloco a disposição da sociedade jequieense para ajudar no que for possível para fazer as mudanças positivas acontecerem.”, afirmou o ex-governador e ex-ministro, César Borges.

PMJ