Por conta da pandemia da Covid-19 aniversário de 123 anos de Jequié não terá Desfile Cívico. Clique e saiba mais.

21/10/2020

O município de Jequié completa 123 anos de emancipação política no dia 25 deste mês. Todo ano, a data é comemorada com diversas festividades, sendo o tradicional Desfile Cívico, na Avenida Rio Branco, uma delas. Este ano, em função dos protocolos de saúde que buscam evitar a transmissão da Covid-19, terá que ser diferente. A Prefeitura Municipal de Jequié, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo, que são as responsáveis pelo planejamento estrutural do desfile, e a Secretaria de Saúde, por meio da equipe técnica do Núcleo de Ações Estratégicas para o Controle do Coronavírus (NAESC), decidiu suspender o evento, na Avenida, para não gerar aglomerações e apresentar uma programação mais enxuta e com público reduzido.

Anualmente o desfile reúne centenas de pessoas, com a participação de escolas, clubes de serviço, órgãos de segurança, como a Polícia Militar, e demais grupos artísticos e culturais. Como todos sabem, uma das formas mais graves de transmissão do vírus é a aproximação entre as pessoas, como ocorre em eventos como o Desfile Cívico de aniversário da cidade. Por isso, a programação deste ano acontecerá, em dois ambientes distintos. A partir das 8h, do dia 25, na Câmara Municipal, no Centro, respeitando as normas de saúde com a limitação de público para o local:

– Abertura musical, com a cantora e professora do Instituto Federal da Bahia, de Jequié, Giseli Novais;

– Palestra com o tema: “Fatos e imagens da História de Jequié”, com o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton Ribeiro;

– Apresentação musical do Projeto Sublime Tarefa;

– Palestra com o tema: “Acervo do Museu Histórico de Jequié”, com o museólogo Antônio Varjão Matos;

– Exibição de vídeos de apresentações do NEOJIBA – Núcleo Cidade Sol;

– Homenagem aos Artistas e Mestres da Cultura Popular de Jequié;

– Pronunciamento do prefeito interino, Hassan Iossef;

No final da tarde do dia 25, acontece em espaço ao ar livre, na Praça Duque de Caxias, no Alto da Prefeitura, Jequiezinho, uma apresentação dos integrantes da Orquestra Clássica Popular de Jequié (OCPJ).

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Domingos Ailton Ribeiro de Carvalho, o órgão, juntamente com a Secretaria de Educação, após reunião, estabeleceu uma programação especial, como forma de manter a comemoração dos 123 anos, apesar do momento de pandemia.

“Neste ano atípico, com o risco de transmissão do novo Coronavírus ainda muito alto, tivemos que pensar numa nova linguagem que pudesse contemplar os festejos de emancipação política de Jequié, mas que fosse seguro, do ponto de vista sanitário. Então, após reunião com o prefeito interino, Hassan Iossef, e com os representantes da Secretaria de Educação, decidimos promover apenas esses dois eventos, com público reduzido, portanto, sem aglomeração, mas sem deixar a data passar em branco.”, destacou Domingos Ailton Ribeiro de Carvalho, secretário municipal de Cultura e Turismo.

 

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação