Poeta Júlio Lucas participa da primeira edição da Flipelô.

28/07/2017

Um dos convidados para a primeira edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho é Júlio Lucas. O escritor nascido na cidade de Paulo Afonso e radicado há quase duas décadas em Jequié vai apresentar seleção do seu poemário ao lado do jequieense Paulo Sérgio Lima e de Douglas Almeida, de Itabuna. Os três estarão no espaço “A voz edita”, no Café Teatro Zélia Gattai, no sábado (12 de agosto) às 18h.

O autor de “Novamente Poesia”, lançado na 10ª Bienal do Livro da Bahia, pretende mostrar na Flipelô um pouco mais do seu livro de estreia e outros poemas ainda inéditos. “Estou muito feliz por essa oportunidade que o poeta José Inácio Vieira de Melo, curador do evento, nos oferece”, revela Júlio Lucas com entusiamo.

Por conta dos laços de amizade na capital baiana, onde trabalhou na televisão com o saudoso cineasta e jornalista Álvaro Guimarães em meados da década de 90 e vivenciou o cenário cultural dos anos 80, produzindo e atuando em fanzines e bandas alternativas, Júlio Lucas acredita que vai ser um instigante encontro literário: “É gratificante celebrar a poesia entre amigos ao lado de Paulo Sérgio e Douglas Almeida”, e completa: “tudo isso acontecendo sob a magia da Fundação Casa de Jorge Amado justamente na semana em que o mais querido romancista baiano estaria completando 105 anos, se vivo fosse”. 

Sempre atuante no meio artístico-cultural, Júlio trabalhou em sua cidade natal nos segmentos publicitário e de eventos. Na terra de Maria Bonita, foi um dos idealizadores do Bando Batida Seca e da cena que ganhou o nome de Novo Cangaço Cult. Efetivo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Jequié, é responsável pela Biblioteca do Museu Histórico, produz eventos literários e preside atualmente a ALJ - Academia de Letras de Jequié. Na comunicação, dirigiu os extintos jornais Actual e Correio do Interior, roteiriza videos institucuinais e é coordenador editorial da Revista Muito Mais. Também é conhecido por comandar o Tribos do Rock, programa semanal que em breve volta ao ar pela 105 FM KM4 depois de um hiato de sete anos.

A diversificada programação da Flipelô tem tudo para agitar a capital baiana durante os dias 9 e 13 de agosto. A cantora Maria Bethania promete momento sublime na abertura da festa com sarau restrito a convidados na Igreja de São Francisco. As demais atrações serão abertas e gratuitas. Os frequentadores terão oportunidade de ver importantes convidados nos debates, lançamentos literários, saraus e oficinas: Pasquale Cipro Neto, Emicida, Salgado Maranhão, Ronaldo Correia de Brito, Capinan, Moraes Moreira e Jackson Costa, são alguns dos confirmados. Teatro, música e vídeo também serão contemplados pelo público nos espaços da festa.