Pesquisador da Uesb está entre cientistas mais influentes do mundo. Clique e saiba mais.

23/11/2020

Estudo realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de
Stanford, nos Estados Unidos, e publicado pelo jornal *Plos Biology*,
destacou os quase 100 mil pesquisadores mais influentes no mundo.
Considerado de alta credibilidade e excelência científica, o banco de dados
atualizado de cientistas destacou 600 brasileiros, dentre eles, o professor
da Uesb, Marcos Bezerra. Participar da lista representa que o docente é um
dos mais influentes do mundo no ano de 2019.

O professor Marcos Bezerra é lotado no Departamento de Ciências e
Tecnologias (DCT) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em
Química e do Programa de Pós-Gradução em Genética, Biodiversidade e
Conservação, no campus de Jequié. Com larga experiência em pesquisas e
orientações de discentes, ele possui 100 artigos publicados, a maior parte
deles nos Qualis A e B da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior (Capes). “Realmente, eu não esperava aparecer nesse ranking.
Há tantos excelentes pesquisadores em nosso país e fora dele, trabalhando
nas fronteiras da ciência e com uma produção de excelente qualidade, que me
senti imensamente honrado”, contou o professor.

Para ele, o que o levou ao ranking, provavelmente, foi a qualidade e o
alcance da produção científica do grupo de pesquisa do qual participa. Além
disso, lembrou da produção de livros, capítulos de livros e comunicações em
congressos sobre temas que têm despertado bastante interesse na comunidade
científica em geral, não apenas na área da Química. “Esse interesse é
notado pela expressiva citação dos nossos trabalhos no Brasil e no
exterior. Um artigo de revisão nosso em parceria com a Universidade Federal
Fluminense, por exemplo, atingiu a marca de 2.800 citações até o momento.
Esse trabalho foi publicado no conceituado periódico Talanta (Elsevier) e
tem, juntamente com outros, contribuído para aumentar os índices que
permitem a avaliação da qualidade de nossa produção”, destaca o pesquisador.

*Pesquisas *– O professor Marcos participa ativamente do grupo de pesquisa
da Uesb, Laboratório de Química Analítica, e é membro do Grupo de Pesquisa
em Química e Quimiometria. “O PGQUI está orgulhoso em ter no seu quadro um
brilhante e dedicado docente ganhando destaque internacional”, comemorou o
professor Jeferson Nascimento, do Programa de Pós-Graduação em Química da
Uesb.

“Essa referência é extremamente importante para o Programa de Química”, ele
continua, “pois demonstra que os estudos desenvolvidos com seus discentes e
colaboradores têm sido bastante consultados e citados no meio científico”.
Além disso, ele lembra que o *ranking* mostra que os estudos do professor
Marcos Bezerra representam “confiabilidade e qualidade e, portanto,
conseguem atrair a atenção de diversos pesquisadores pelo mundo. O
reconhecimento faz desses estudos uma vitrine para divulgar o nosso
Programa e a nossa Instituição”, completou.

*Os pesquisadores mais influentes do mundo *– Intitulado “*Updated
science-wide author databases of standardized citation indicators*” (“Bases
de dados de autores atualizado em toda a ciência de indicadores de citação
padronizados”, em português), a pesquisa foi realizada por Kevin W. Boyack
e Jeroen Baas, e liderada por John Ioannidis. O trabalho teve como
fundamentação as citações da *Scopus*, maior base de dados de resumos e
citações de literatura revisada por pares, com ferramentas bibliométricas
para acompanhar, analisar e visualizar a pesquisa.

Para o jornal *Plos Biology*, os pesquisadores da Universidade de Standford
explicaram que foram fornecidas análises atualizadas, que usam citações de
*Scopus* com congelamento de dados, a partir de 6 de maio deste ano. A
partir disso, cientistas foram avaliados sobre o impacto das suas citações,
ao longo da carreira até o final de 2019 (*Tabela-S6-career-2019*) e
durante o ano de 2019 (*Tabela-S7-singleyr-2019*). A publicação em inglês,
mas com opção de tradução para Língua Portuguesa, pode ser conferida aqui
<https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000918>.

 

Fonte: Ascom UESB