Partido verde promove seminário sobre cidades sustentáveis. Clique e saiba mais.

14/10/2021

O que é uma cidade sustentável? Para entender esse conceito, o público terá oportunidade  de ouvir  na sexta-feira, 15 de outubro, 19h na Câmara de Vereadores de Jequié o  ex-secretário  municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência da Prefeitura de  Salvador e atual vereador pelo  Partido Verde da capital baiana, André Fraga. O evento está  sendo promovido pela Executiva Municipal do Partido Verde de Jequié.

O Objetivo do Seminário Cidades Sustentáveis é dialogar e tecer reflexões com os diversos setores da sociedade jequieense sobre as questões socioambientais Temas como  ciclovias, áreas verdes, planejamento urbano eco sustentável estarão na pauta de discussões.

         Primeira secretaria no país que atua com este foco, a Secretaria de  Cidade Sustentável surgiu   com uma proposta inovadora e atuante na busca por qualidade de vida, passando depois  a ser denominada Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência da Prefeitura de  Salvador .

          A região do  Comércio  em Salvador agora tem um novo ponto turístico, que conta com mais de 20 iniciativas sustentáveis. São 200 m² de fachada coberta por cerca de 1,2 mil plantas, de 17 espécies, na nova sede da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), que   chama a atenção de quem passa pelo bairro. 

       A sede da Secis abriga 23 iniciativas sustentáveis, que vão desde a opção por lâmpadas de LED e torneiras com temporizadores, até as placas de energia solar e o aproveitamento de água da chuva para irrigação da fachada verde do prédio e da grama do terraço. São cerca de 13 mil litros de água aproveitados mensalmente. Além de contar com uma horta, bicicletário e outras iniciativas. 

A Secis se tornou referência nacional e internacional de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade. 

Além de ex-secretário da Prefeitura de Salvador e vereador, André Fraga é engenheiro ambiental, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), está no doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP),  e é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana

Secretaria de Comunicação do Partido Verde de Jequié.