ORMP/19°BPM realiza mais uma edição do Projeto Cine Ronda. Clique e saiba mais.

04/12/2021

ORMP/19° BPM realiza 6ª edição do Cine Ronda

Na manhã desta  sexta-feira (03/12), no auditório da Ronda Maria da Penha/19° BPM, foi realizada a 6ª edição do Projeto Cine Ronda, esta alusiva ao tema "NOVEMBRO NEGRO o ano inteiro", e destinada, exclusivamente, a mulheres da comunidade Quilombola do Barro Preto, em Jequié.

 Participaram de nossa sessão de cinema, um grupo de  14 (quatorze) mulheres quilombolas, acompanhadas da presidente da Associação Quilombola do Barro Preto (ABEQUI), Manuela de Jesus Ribeiro.

O Projeto consiste na apresentação de filmes que retratam a realidade das mulheres em contextos diversos de violência, proporcionando às participantes,  um momento  lúdico de interação, descontração e divertimento.

Além das mulheres vítimas de violência doméstica, visa atingir segmentos sociais vulnerabilizados, como mulheres negras,  e é mais uma estratégia de enfrentamento a todos os tipos de violência contra mulheres.

Ao término da sessão, a Psicóloga Helen Côrtes promoveu uma reflexão sobre questões como empoderamento, autoaceitação e autoestima, recordando e evidenciando lutas e resistências da população negra contra o racismo, preconceito e desigualdades sociais.

"Ser mulher quilombola é sinônimo de resistência. Significa carregar na identidade, no corpo, no cuidado com a família, na lida no campo ou na agitação do urbano, uma história ancestral de muita dignidade”.

Ronda Maria da Penha: mais proteção para as mulheres que mais precisam!