O multiartista Rico Ayade fala sobre o seu novo trabalho, o disco Atravesso.

01/08/2017

JN: O seu novo disco Atravesso foi lançando no final do mês de julho passado. Fale um pouco sobre esse trabalho.

Rico: Atravesso, com certeza é um trabalho que vem na contramão de tudo que está sendo visto no nosso país atualmente. Quando pensei em fazer ele recebi críticas de alguns amigos (próximos até) por ser um disco "apenas" com voz, piano e poesia. Mas, segui a intuição e decidi fazê-lo mesmo assim. Chamei o Murillo Leme (pianista, arranjador e gênio), falei da ideia e ele topou embarcar na travessia. Eu já tinha o disco inteiro pronto no papel e no coração. Eu sabia cada palavra que queria, cada poesia, cada pausa dramática, cada cena que queria reproduzir desde o início. O disco inteiro foi gravado em três dias. Porém, da sua feitura até o lançamento foram meses de agonias, tentativas e esperas.

 

JN: O Atravesso foi divulgado apenas nas plataformas digitais. Como você enxerga a transformação na indústria fonográfica atualmente, quando as mídias digitais é que dominam o mercado?

Rico: Por enquanto apenas no digital, mas estamos começando os planos de produzir o disco físico pois as pessoas estão pedindo. Hoje em dia o mercado está muito mais diplomático e aberto. Você pode ter a sua música no mesmo "palco" da Madonna. As gravadoras não tem mais a mesma força de antes (apesar de ainda ter alguma). Acredito que o digital nos permitiu uma acessibilidade nunca alcançada antes e com isso o número de artistas se lançando cresceu demais. Isso é ótimo porque aquece o mercado e traz inúmeras possibilidades.

 

JN: Falando um pouco agora sobre o multiartista Rico Ayade... Além do disco, possui outros projetos recém-lançados ou em andamento?

Rico: Quando se lança um disco o trabalho fica muito focado nele. Então, por enquanto estou focado no disco. Mas já estou em pré-produção do meu próximo disco, que deve sair no final de 2018.

 

JN: Dizem que a dor e o sofrimento é de certa forma inspiração para composições musicais. No atual momento em que o país vive – violência exacerbada, crise política e econômica etc -, é possível usar esse contexto para novos trabalhos? Como você enxerga esse momento?

Rico: Já faz um tempo que estamos vivendo uma situação bem preocupante em nosso país. Um governo que tem 94% de desaprovação do povo e atos de corrupção comprovados envolvendo todos os níveis da política e dos outros poderes. O momento é realmente delicado e exige de nós sabedoria, amor e atitude. A necessidade de levantarmos e exigirmos mudanças é urgente. Podemos fazer desse momento algo vergonhoso ou um momento de união popular histórica. Basta que nos levantemos e nos unamos, como povo, sem partidos ou lados. Eu não acredito em em heróis. Acredito no povo, nós é que somos heróis de nós mesmos na nossa luta cotidiana e depende de nós afastarmos os nossos opressores do poder. Pra isso é necessário que o amor triunfe sobre as diferenças, sobre o egoísmo, sobre o patriarcado. O Atravesso, é um disco que tenho muito amor, e que lancei por sentir que era um disco necessário pra essa época. Sentia que era um disco urgente. E como o nome propõe, Atravesso é uma travessia, em toda profundidade da palavra. O Atravesso é um disco humano. Algumas vezes temos que atravessar coisas para chegar do outro lado. Noutras vezes, nós é que somos atravessados. De uma forma ou de outra o melhor é aprender e seguir. Acredito que o Atravesso é um convite a essa travessia do autoconhecimento e da valorização do humano através da poesia que habita em cada um de nós. Toda grande transformação começa primeiro em nós mesmos. O chamado é claro: Levante! Atravesse!

 

JN: Este espaço está aberto para você divulgar onde as pessoas poderão ver seu trabalho.

Rico: Agradeço o carinho de sempre e faço um convite para que todos ouçam o disco. Estamos em todas as plataformas digitais. É só buscar Atravesso (Rico Ayade) na da sua preferência (Spotify, Deezer, Youtube, iTunes, Google Play etc). E quem quiser bater um papo é só seguir no facebook e instagram.