NOVEMBRO AZUL: Mês de prevenção ao câncer de próstata. Urologista faz explanação sobre a doença.

04/11/2019

JN: O câncer de próstata é mais comum em qual faixa etária?

Elias d'Ávila:  O câncer de próstata é de maior incidência com o envelhecimento. É uma doença de evolução lenta, porém mais progressiva em pacientes mais jovens.

 

JN: Qual o método mais eficaz para previnir a doença?

Elias d'Ávila: Os principais fatores de risco são: idade histórico familiar, obesidade, dieta alimentar (gorduras, embutidos), bebidas alcóolicas e pacientes de raça negra. Portanto uma vida com dieta saudável e atividades físicas diminuem a sua incidência. 

 

JN: Existem sintomas que caracterizam que a doença já se manifesta?

Elias d'Ávila: Os sintomas se confundem  com a hiperplasia benigna de próstata, jato urinário fraco, gotejamento final, nictúria (urina frequente à noite) e urgência para urinar. Vale lembrar que esses sintomas, quando aparecem por câncer, é sinal de doença avançada.

 

JN: Qual a conduta para o diagnóstico precoce?

Elias d'Ávila:  A recomendação principal é avaliação anual, realizando o PSA (Exame de sangue). O toque retal para que seja feito um diagnóstico precoce, onde as chances de cura ultrapassam a 90%. Quando há necessidade, pode ser solicitado Ressonância Multiparamétrica ou Biopsia de Próstata.

 

JN: Quais suas recomendações para a aqueles que são acometidos com o diagnóstico desse tipo de tumor?

Elias d'Ávila: A recomendação após o diagnóstico da doença é avaliar a melhor forma de trata-lo. Avaliamos: idade, expectativa de vida, grau da doença, presença de doenças concomitantes. E a vontade do paciente / família devem ser avaliados.

Cirurgia: Aberta, Vídeo Laparoscópica e Robótica. Radioterapia, Wifu, Braquiterapia e Quimioterapia.

Vigilância ativa: Em tumores de baixo grau pode-se fazer a opção de acompanhamento rigoroso para a internação, quando necessário, se possível.

 

Dr Elias Carlos S. B. d'Ávila, CRM-BA - 4441

Urocenter Jequié 

Rua Álvares Cabral, 21 - Centro

Fone: (73) 3525-1745