Natal cultural. Clique e saiba mais.

10/12/2020

O Natal é a época  em que estamos mais propícios a nos relacionar, de maneira mais afetuosa, com as pessoas.

Mais do que comprar presentes para familiares e amigos e promover encontros em torno de mesas fartas, é um momento oportuno de  lembrar de quem não tem as mesmas condições e dependem da solidariedade e a generosidade de outros. Assim, deixamos essa festividade mais  significativa.

Este ano de 2020, foi de inúmeros aprendizados, ele provou que, por maiores que fossem os desafios, juntos e juntas, mesmo na distância física, somos mais fortes! 

É por acreditar nessa premissa que a OCPJ  e o JUDÔ AÇÃO convidam os amigos colaboradores a unir-se a nós, com o objetivo de tornar o natal das  famílias do ASSENTAMENTO SANTA CRUZ mais feliz, mais cheio de doçura, luz e alegria.

Qual será nossa ação? Promover, neste Natal, uma Tarde Cultural repleta  de solidariedade, música. Durante a mesma, pretendemos fazer a entrega de um item natalino muito simbólico, o tão famoso panetone. Mas para que essa tarde aconteça, precisamos do apoio de todos e todas. 

É por acreditar em uma sociedade de partilha, amor e esperança que continuamos nessa ciranda da solidariedade.

 

Contamos com sua doação.

 

Ser mulher é uma grande alegria e dádiva. As mulheres passam por várias fases, uma delas é a da menstruação. O período mestrual exige, ainda mais, higiene com esse corpo feminino e não ter acesso ao produto básico para esse período, é algo que causa muita vergonha, constrangimentos e fere a dignidade da mulher, quem menstrua sabe muito bem disso. Não ter como comprar absorventes é uma realidade, mensal, para muitas, apesar de ser "tão básico e barato para alguns". Ainda há mulheres que usam retalhos de pano ou meias para segurar o fluxo. 

Existe um projeto, que muitos países já aderiram, chamado Igualdade Menstrual, no qual são distribuídos absorventes descartáveis e outros produtos menstruais de forma gratuita. Essa é uma forma de amenizar a desigualdade. Pois, muitas garotas não conseguiam sequer concluir seus estudos e seus sonhos, porque precisavam desistir das aulas ou faltar muito a escola, por não ter absorventes.

Na nossa cidade de Jequié,  costumamos fazer doações de materiais básicos como alimentos, roupas e calçados para a sobrevivência das pessoas colocadas em situação de vulnerabilidade. No entanto, muitas jovens e mulheres adultas são ignoradas, na sua condição específica e básica: a higiene feminina.

Partindo dessa realidade, a OCPJ e o JUDÔ AÇÃO  adota o projeto citado anteriormente. E terá como objetivo o cuidado e atenção direta às mulheres do ASSENTAMENTO SANTA CRUZ.

Nossa proposta é arrecadar absorventes e peças íntimas, mensalmente, para repassar às 42 mulheres do ASSENTAMENTO SANTA CRUZ. Nosso projeto também visará uma educação voltada a a saúde e prevenção das mesmas.  Por meios de palestras informativas, consultas ginecológicas, feira de saúde entre outros recursos, pretendemos assistir aquelas que são, muitas vezes, esquecidas e tão maltratadas.

Contamos com seu apoio. 

 

JUNTOS SOMOS MAIS!!

 

Fonte: Jamile Costa e Nicole Cerqueira