Na China, Jerônimo discute instalação de centro de pesquisa e inovação tecnológica na Bahia

09/04/2023

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, visitou, neste sábado (8), a sede da empresa Dahua Technology, durante viagem oficial à cidade de Hangzhou, na China.

O governador discutiu com o CEO da empresa, Jason Zhao, a possibilidade de estabelecer uma parceria que vá além da aquisição da tecnologia e passe também pela instalação, na Bahia, de um centro para realizar pesquisa e inovação e cooperação técnica.

Durante o encontro, foram apresentados à comitiva baiana serviços tecnológicos, como leitos hospitalares conectados em tecnologia 5G, salas de aula interativas, entre outras soluções modernas que permitem melhorar serviços públicos e reduzir gastos.

Segundo o governo estadual, a Dahua está interessada em realizar um acordo com a Bahia, e se comprometeu a realizar estudos para uso da tecnologia, para atender às peculiaridades do estado, além de desenvolver propostas para instalação de laboratórios em universidades baianas.

A Dahua foi a fornecedora da tecnologia usada para detectar a temperatura de quem circulava nas estações do Metrô de Salvador, durante a pandemia da Covid-19. A empresa tem experiência na conexão de informações de diversos órgãos e áreas de gestão.

Ainda na reunião deste sábado, um dos destaques apresentados pela empresa foram os equipamentos de segurança pública que permitem comunicação policial eficiente, monitoramento aéreo com reconhecimento facial e fiscalização de áreas remotas sem necessidade de presença humana.

Na área de educação, os quadros inteligentes e salas interativas possibilitam o uso de aplicativos de celulares para potencializar o aprendizado em sala de aula e fora dela.

Jerônimo na China

O governador embarcou no dia 29 de março para o país asiático, e chegou no dia 31. Ele fica fora do Brasil até o dia 16. A previsão inicial era de retorno no dia 12, mas com a confirmação da ida do presidente Lula ao país asiático, o governo pediu à Alba uma autorização para ampliar o tempo de viagem. Durante o período, o vice-governador Geraldo Júnior comanda o estado.

Na viagem, Jerônimo está acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Econômico (SDE), Ângelo Almeida; e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), André Joazeiro; além do superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico da SDE, Paulo Guimarães.

G1