Luthier jequieense, Robson Luiz de Souza, conversa conosco.
16/08/2014
Luthier¹ ou lutier² é um profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância, mas não daqueles dotados de teclado. Isto inclui o violão, violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, violas da gamba e todo tipo de guitarras (acústica, elétrica, clássica), alaúdes, archilaúdes, tiorbas, e bandolins. (Fonte: Wikipédia)
Robson Luiz de Souza é carinhosamente conhecido por Robson Luthier, em Jequié.
JN: Conte um pouco sobre o seu trabalho.
Robson Luthier: Trabalhar com instrumentos pra mim é uma terapia e uma grande satisfação. Meu trabalho consiste em pegar um pedaço de cedro bruto e transformar esta madeira em uma guitarra ou em um contrabaixo, e depois de todo um processo deixá-lo de acordo ao desejo do cliente. Mas, não é apenas o exterior do instrumento que interessa, e sim fazer esse instrumento soar o melhor possível, levando em consideração também o conforto que o mesmo trará ao cliente, portanto, é importante ressaltar que todo material utilizado é de primeira qualidade, trabalhando sempre com pontualidade, transparência, com intuito de conquistar cada vez mais o meu espaço no mercado.
JN: De onde veio a inspiração para fazer as suas obras de arte? É possível contabilizar quantos instrumentos você já fez em sua carreira?
A inspiração surgiu no período da minha infância, quando observava meu avô confeccionar colheres de pau, naquela época sonhava em ganhar um violão, porém, a condição financeira não era favorável e meu avô na tentativa de realizar meu desejo improvisava em um pedaço de madeira o formato de uma guitarra com cordas de nylon para que eu pudesse tocar, foi quando despertou em mim o desejo de confeccionar instrumentos.
O tempo passou, consegui meu primeiro violão e mim interessei por guitarras. Comprei minha primeira guitarra, até que resolvi construir o meu próprio instrumento o que acabou dando certo, daí em diante comecei a trabalhar com um luthier da cidade que me possibilitou grande aprendizado e decidi lutar para conquistar meu próprio negócio. Hoje possuo minha própria marca “Nykolly”, inspirado no nome da minha filha. Em três anos de trabalho com minha marca, tenho cerca de quarenta instrumentos espalhados por Jequié e região, como também em outros estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo entre outros.
JN: Qual o estilo de música que você mais gosta e quais são os instrumentos que você toca?
O estilo de música que mais me chama atenção é a MPB e o pop rock, e os instrumentos que toco é o contrabaixo e a guitarra.
JN: Para o internauta que quiser conhecer a sua obra, como fazer?
Os internautas interessados em conhecer meu trabalho pode acessar meu perfil no facebook: Robson Luthier, como também pode entrar em contato através do WatsApp: (73)8855-0545 e/ou através do e-mail: [email protected].
ÚLTIMAS POSTAGENS