Jequieenses fazem bonito no maior evento de esporte outdoor do mundo.

03/05/2017

O XTerra é o maior evento de esporte outdoor do mundo e chegou à Bahia com uma prova sensacional na Península de Maraú, Barra Grande, etapa válida pelo ranking nacional. Dois triatletas jequieenses fizeram estreias na categoria profissional com ótimos resultados: Leonardo Andrade, o “Leo Monstro” conquistou o 5º lugar, enquanto Péricles Maia ficou em 7º e Hugo Oliveira Muniz, 2º na categoria faixa etária.

A prova aconteceu na Ponta do Mutá, com 1.500 m de Natação, 26 km de mountain bike e 6k m de corrida à beira mar. Atletas de diversas partes do Brasil marcaram presença na disputa pelo pódio e pontos no ranking nacional. Maia que foi vice-campeão brasileiro 2016 em categoria de idade compete agora na Elite, e fez uma bela estreia. "Estava ansioso para estrear na temporada e fazer minha primeira competição como profissional, e o melhor de tudo foi fazer isso em casa, após um ano viajando o Brasil para as etapas do XTerra, poder competir na Bahia foi sensacional. Fiz um natação razoável, o mar tinha um pouco de corrente, mas consegui sair da água em 6 na Elite, fui ganhando posições no ciclismo que foi bem tenso, muito vento contra nas areias da bela praia de Taipu de Fora, porém perdi uma posição no finalzinho da bike e foi bem dificil de recuperar com o sol rachando, mas corri bem e me garanti entre os 7 melhores. O Pódio foi por pouco, feliz com o resultado e com minha performance, afinal, Elite, não tem brincadeira!. Grato aos patrocinadores e apoiadores que mesmo diante de todas dificuldades não medem esforços para me dar o suporte necessário, obrigado por acreditarem sempre: Niner Bikes Brasil, SportCia, Seja Biker, Grude Boards, ACE Jequié, YExtreme, JR Fitness Academia”.

Leo também mostrou que os treinos estão em dia, mesmo não tendo experiência neste tipo de Triathlon Off Road. Na natação, Léo estava no bloco principal entre os três primeiros da elite, mas acabou se embaraçado na última boia e perdendo algumas posições. Nos 25km de ciclismo, o atleta saiu em recuperação, chegando a ocupar o 2° lugar da elite durante a prova, mas na parte técnica lhe faltou equipamento para manter a posição. Léo terminou a etapa do ciclismo na quinta colocação. Nos 6 km de corrida na areia da praia, Léo precisou apenas administrar a diferença para os outros atletas. Ele hoje é o terceiro melhor atleta do Brasil no Triathlon de longa distância e está classificado para o campeonato mundial de Triathlon no Canadá em 2017. “Foi uma prova bem diferente do que eu estou acostumado, já que não tenho muita experiência em pedalar e correr na areia, mas o bom condicionamento me manteve bem na prova. Agradeço especialmente aos meus patrocinadores, Sport e CIA, Solda e CIA, Nutri Herbalife com Josefina Azevedo consultora individual, Hospital Santa Helena, Farmáformula, Bella Derme e Crosfit 73.”

Fotos (Pericles Maia): Ezio Pimental e All Tri News

Dimas Lelis

Editor