Jequieense David Lucas conquista vaga para os Jogos Sul-Americano da Juventude 2017.

12/07/2017

O triatleta jequieenses David Lucas Oliveira Souza (15 anos) é o único representante masculino dessa modalidade que disputará o II Jogos Sul-americano da Juventude que será realizado no período de 28 de setembro a 10 de outubro, no Chile.

Para conquistar esta vaga David viajou para Palmas/TO neste último final de semana para participar do Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil e Infanto-Juvenil – 1ª Etapa onde garantiu vaga para os Jogos Sul-americano da Juventude. Essa competição classificou um atleta masculino e um feminino nascidos em 2001 ou 2002.  Dias antes aconteceu o Trainer Camp, onde a CBTri convocou David Lucas para participar deste evento.

O Trainer Camp e o Campeonato Brasileiro de Triathlon aconteceu no período de 03 a 09 de Julho, na cidade de Palmas/TO.

A caminhada

O atleta David realizou 158 treinos de natação (661Km), 91 treinos de Ciclismo (2.920Km), 76 treinos de corrida (367Km) e 32 sessões de fisioterapia, durante o período de 02 de janeiro à 30 de junho, para as competições do 1º semestre.

David Lucas Souza, começou o ano disputando a 1ª Etapa do Campeonato Baiano de Triathlon realizado aqui em Salvador, no mês de fevereiro ficando em 7º lugar na categoria Elite. No mês seguinte participou da 2ª Etapa do Campeonato Baiano de Triathlon, onde obteve a 4ª colocação. David é o único atleta do interior da Bahia à disputar competições na Elite Profissional. Para o prof. Marcio Roberto, esta competição serviu para demonstrar a evolução desse jovem atleta no triathlon nacional. Ainda no mês de março foi convocado e participou do Campeonato Sul-americano de Triathlon em Montevidéu/Uruguai, ficou em 4º lugar entre os atletas nascidos no ano de 2001. No mês de junho foi a vez dele participar do Campeonato Mundial Escolar de Triathlon em Aracaju, ficando em segundo lugar por equipe na modalidade Team Relay. E na semana passada, David participou do Campeonato Brasileiro Escolar e terminou a competição em 1º lugar na sua categoria.

Os Jogos Sul-americano da Juventude na modalidade Triathlon acontece no período de 01 e 02 de outubro no Parque Renato Poblete, nas distâncias Super Sprint Individual e Revezamento Misto, com equipes combinadas entre os países participantes.

Os Jogos Sul-americano da Juventude são eventos multiesportivos organizado pela Organização Desportiva Sul americana (ODESUR) para atletas de 14 a 16 anos. O evento foi inspirado nos Jogos Olímpicos da Juventude que acontece a cada quatro anos, sendo que os Jogos Sul-americano acontece um ano antes.

Este ano o evento contará com 21 modalidades, dentre eles: atletismo, badminton, basquete, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, ginástica artística, golf, judô, karate, luta, natação, levantamento de peso, remo, taekwondo, tênis, tênis de mesa, triatlo, voleibol e vela.

Esportebaiano.com