Jequié/Borda da Mata: poder, capitães do mato, placas de papelão. Clique e saiba mais.

14/05/2021

Jequié/Borda da Mata: poder, capitães do mato e placas de papelão.

 Terça-feira, 11 de maio de 2021, Jequié, outrora, Fazenda Borda da Mata, recebeu a visita do governador da Bahia, Rui Costa (PT), que inaugurou obras na cidade, acompanhado do prefeito local e correligionários políticos.

Na véspera da visita do governador, Jil Bike, cicloativista, colocou placas de papelão em árvores nos arredores do Ginásio de Esportes de Jequié, reivindicando ciclovias, ciclofaixas e políticas públicas para o ciclismo local.  As placas foram retiradas por funcionários provisórios (“cargos de confiança”) da prefeitura, uma espécie de Capitães do Mato, serviçais que executam o serviço da fazenda.    

O ginásio reformado pelo Governo do Estado, agora denominado, “Complexo Esportivo Educacional”, foi um dos locais que recebeu a visita do governador e sua comitiva. A presença das placas de papelão estragava o roteiro articulado pela Casa Grande local, de maquiagem, calçadas pintadas de branco, asfaltos com prazo de validade, buracos remendados, “tomada de preços n° 001/2021 para sinalização horizontal de (6 km) de ciclovia na Avenida César Borges” e gente feliz.

As placas de papelão confeccionadas artesanalmente pela Jil, cada vez mais ampliam os pedidos de socorro, por mobilidade cidadã e também dignidade coletiva da cidade, exercer cidadania, é o grito da senzala em forma de placas. Diante do silêncio de muitos, oposição apática e quase uma total veneração da Casa Grande ao poderio local e intermunicipal concentrado na sede da Fazenda Borda da Mata.

Casa Grande, lá na senzala estão fazendo mais placas de papelão.

Por: Dado Galvão, documentarista (Movimento @cicloolhar)

https://youtu.be/rAytkNf4cxQ