Hoseane Costa, estudante da Uesb, é convocada para seleção brasileira de goalball.

24/11/2022

Hoseane Costa, estudante do sexto semestre de Pedagogia, campus de Jequié, foi convocada para a seleção brasileira de goalball para a disputa do Torneio Cidade de Barcelona. O campeonato acontecerá entre os dias 2 e 4 de dezembro, na Espanha.

A estudante participa da Associação Paradesportiva do Interior da Bahia (Apib), uma associação civil sem fins lucrativos, com colaboração da Uesb. A parceria com a Universidade foi estabelecida através do Núcleo de Prática Pedagógica do curso de Educação Física. “Essa parceria com a Uesb foi muito significativa para que eu permanecesse treinando. Utilizar o espaço do Ginásio de Esportes facilitou o deslocamento e serviu como um complemento da preparação da seleção para esse torneio”, destaca a atleta.

Esta será a primeira competição internacional da estudante que, desde o início do ano, intensificou seus treinos com o professor da Uesb, Júlio César Luz. Ao todo, 12 atletas da equipe feminina e masculina sub-23 de goalball foram convocados para representar o Brasil nesta competição. A convocação foi feita pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Luz pontua que a ação da Universidade, junto à Apib, gera benefícios para ambas instituições. “É um benefício de via dupla, já que oportuniza aos alunos um espaço para atuar com pessoas com deficiência e favorece o desenvolvimento das práticas esportivas da associação”, afirma o professor.

goalball é um desporto coletivo com bola, praticado por atletas que possuem deficiência visual. De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro, o goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais.

Apib – A Associação oferta à comunidade oficinas de teclado e violão, aulas de basquete em cadeiras de rodas, xadrez, goalball, jiu-jitsu, natação e bocha (em implantação). O principal objetivo é ofertar assistência social, cultura, esporte e lazer para pessoas com deficiência, promover a equidade e potencializar a autonomia dos participantes.

UESB