Governo da Bahia recebe pedido para instalação de usina de energia solar em Jequié. Clique e saiba mais.

06/10/2019

Vereador Reges argumentou que o município conta com sol na maior parte do ano, o que o torna um excelente local para a geração de energia elétrica por fonte solar fotovoltaica

 

O município de Jequié, na Bahia, poderá ter um parque solar, caso o governo do estado aprove o pedido do vereador Reges para a instalação do complexo. No pedido, o vereador explicou que o município conta com grande extensão territorial e sol na maior parte do ano, o que a torna um excelente local para a geração de energia elétrica por fonte solar fotovoltaica.

Além disso, com a crescente participação das energias eólica e solar, a matriz energética brasileira vem se tornando cada vez mais sustentável. Segundo o Balanço Energético Anual 2018 da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Nordeste vem se destacando ao concentrar cerca de 80% das torres eólicas do País, além de incontáveis placas de captação de luz solar.

Outro ponto destacado pelo vereador é a busca de diversos países do mundo pelo uso das fontes de energias alternativas e renováveis para substituir as fontes tradicionais. “Essa iniciativa reduz os impactos ambientais provenientes da geração de energia, visando ampliar a oferta e a diversificação da matriz energética, perante a demanda crescente”, reforçou no pedido.

“Mesmo com todo o potencial energético, a energia solar é pouco explorada em nosso País, e em nossa cidade, por falta de incentivos governamentais e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento dessa fonte alternativa em larga escala”, acrescentou.

Por fim, o vereador explicou que este pedido busca colocar o município de Jequié na vanguarda, se tornando referência no País em relação à utilização de fontes renováveis de energia, trazendo a possibilidade de grandes investimentos em todas as fontes limpas.

 

Fonte: Portal solar