Fundação Frei Luiz – Creche Santo Antônio será fechada por falta de recursos.

11/01/2019

É com profunda tristeza que venho informar a notícia do provável fechamento da Fundação Frei Luiz – Creche Santo Antônio por falta de recursos.

As despesas atuais da Creche Santo Antônio superam os gastos custeados por doações de particulares. Lamentavelmente, as despesas da Creche poderão ocasionar a interrupção das aulas pela falta de pagamento dos aluguéis.  Cabe ressaltar que do mês agosto a novembro do ano de 2018 a Fundação precisou despender a quantia de mais de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) para a reforma da sede. O serviço foi realizado na infraestrutura: parte elétrica, forro, pintura, cobertura de zinco e de madeira. Houve desabamento parcial do forro do berçário e após vistoria foi preciso trocar toda a madeira do mesmo. À época, a Secretaria de Educação deste Município contribuiu disponibilizando carpinteiro e auxiliar, sendo que todo o material para a reforma foi custeado pela Fundação Frei Luiz com a ajuda de doadores, parceiros e recursos de vendas num bazar.

O mais grave é que deixaremos de atender a 135 crianças já matriculadas para 2019, haja vista que a Creche Santo Antônio tem como objetivo cuidar das pessoas carentes, por ser uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos.

Vale lembrar que a creche é um direito assegurado na Constituição e não existirá boa educação sem um modelo eficiente. Não tenho dúvidas de que poderá existir deficiência de ensino na vida dessas crianças pela falta da creche. Esse é um desafio que o Poder Público precisa enfrentar rapidamente e disponibilizar o benefício para todas as crianças de zero a quatro anos. O relacionamento coletivo infantil das crianças é iniciado na creche por meio de atividades pedagógicas, se desenvolvendo e chegando ao ensino fundamental praticamente alfabetizadas. Fora da creche as crianças perdem um tempo precioso da vida educacional.

Peço as autoridades principalmente ao prefeito de Jequié Sr. Luiz Sérgio Suzarte que olhe com carinho a nossa situação ou, se assim preferir, disponibilize sem custo outro imóvel adequado para servir de sede para a Creche Santo Antônio.  

Pedimos SOCORRO!

Ilka Borges Almeida

Presidente da Fundação Frei Luiz - Creche Santo Antônio.