Dr. Ocride: cinebiografia do escritor baiano Euclides Neto terá sessões especiais em Ipiaú. Clique e saiba mais.

27/09/2018

Cinebiografia do escritor baiano Euclides Neto terá sessões especiais em Ipiaú. Escritor, advogado e político, o ‘Dr. Ocride’ implantou uma das primeiras experiências bem sucedidas de reforma agrária do país

Responsável por uma das primeiras experiências de reforma agrária implantadas com sucesso no Brasil, o escritor, advogado e político Euclides José Teixeira Neto (1925 - 2000) tem sua vida contada no longa-metragem Dr. Ocride. O filme de Edson Bastos e Henrique Filho terá suas primeiras exibições no final de setembro, em Ipiaú, cidade onde o protagonista do documentário fez sua carreira. Com acesso gratuito, as exibições acontecem no dia 29, na Fazenda do Povo, e dia 30, no Mercadão da Antiga Feira, sempre às 18h. 

Foi em Ipiaú, cidade natal dos cineastas, que Euclides Neto escreveu seus 13 livros e fez sua grande obra política: a Fazenda do Povo, onde cerca de 250 famílias vivem ainda hoje. O projeto, implantado por ele durante sua gestão na prefeitura entre 1964 e 1967, resultou no convite para ser secretário da Reforma Agrária no governo de Waldir Pires, na década de 1980.

Batizado com o nome pelo qual Euclides Neto era chamado pelo povo de Ipiaú, ao qual oferecia atendimento gratuito como advogado, o longa reúne filmagens, jornais, manuscritos e áudios que documentam a trajetória do “Dr. Ocride”, além de entrevistas com a viúva, os filhos, amigos e moradores de Ipiaú, local de captação da maior parte das imagens atuais. 

 

Confira o trailer:

Quarta Via Comunicação