Detalhes da parceria com a Huawei são apresentados em visita de representante da empresa ao IFBA Jequié

27/03/2023

O Gerente de Talentos e Ecossistema América Latina da Huawei ICT Academy, Victor Montenegro, compartilhou com a direção e o corpo docente do Instituto informações sobre a aplicação prática do Programa Huawei ICT Academy no campus e apresentou as possibilidades de ampliação da parceria firmada em fevereiro deste ano. A principal novidade é a instalação de um Training Center da Huawei no IFBA Jequié.

Novos detalhes sobre a parceria firmada em fevereiro deste ano entre o IFBA campus Jequié e a gigante da tecnologia, a empresa Huawei, foram apresentados e esclarecidos pelo Gerente de Talentos e Ecossistema América Latina da Huawei ICT Academy, Victor Montenegro, que visitou o campus nesta quinta-feira, 23/03.

Durante a visita, foi realizada a inspeção de uma parte do terreno do campus Jequié onde será implantado um Training Center da Huawei (Centro de Treinamento), que vai oferecer suporte à formação de mão de obra especializada na região na área de 5G - a quinta geração de tecnologia de rede móvel sem fio.

O Centro de Treinamento será um dos primeiros do Brasil e deverá atrair importantes investimentos para Jequié e região. O espaço contará com equipamentos modernos e inovadores para desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias de última geração ligadas às áreas de 5G, redes de fibra ótica, para soluções de energia e de outras infraestruturas de telecomunicações integradas. Este centro de formação de talentos para a indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) terá também o apoio da Prefeitura de Jequié, na implantação e manutenção do espaço.

Outro tema tratado foi a oferta de cursos gratuitos com certificação da Huawei e reconhecimento da indústria para a comunidade regional. À disposição do IFBA Jequié, a Huawei ICT Academy coloca um leque com mais de 130 cursos, elaborados pela própria Huawei e por seus parceiros. A estimativa da direção do IFBA Jequié é de iniciar a oferta de cursos frutos desta parceria já nas próximas semanas.

Em reunião com coordenadores e professores das áreas técnicas do campus, Montenegro explicou os detalhes do programa e apresentou as possibilidades futuras na área de capacitação, participação em competições e em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD & I). Também detalhou a incorporação dos recursos disponíveis na plataforma Huawei, que incluem cursos de certificação sobre diversas tecnologias que são de interesse da comunidade acadêmica em seu processo de formação nas diversas áreas de conhecimento, em cursos de graduação, pós-graduação e técnicos do IFBA Jequié.

A partir do campus Jequié, a parceria pode ser ampliada para o âmbito do IFBA como um todo, além da possibilidade de realização de visitas técnicas a projetos da empresa Huawei no Brasil e na China e de missões nacionais e internacionais.

O representante da Huawei ICT Academy, Victor Montenegro, foi recebido no IFBA Jequié pelo Diretor Geral, Professor Luciano Pestana, acompanhado de Givanildo Santos (Coordenador da ICT Academy no âmbito do IFBA Jequié), Juliano Lopes (Diretor do Polo de Inovação IFBA/EMBRAPII), que também representou a Reitora Luzia Mota e os/as Pró-Reitores, Edson Gonçalves (Diretor de Administração e Planejamento), Anderson Brito (Assistente do Departamento de Ensino), além de um grupo de gestores e docentes do IFBA Jequié.

Também estiveram presentes nesta recepção os Secretários Municipais de Jequié, Wagner Amparo (Secretário de Governo) e Celso Galvão (Secretário de Desenvolvimento Econômico), e o Vereador Bui Bulhões.

Huawei ICT Academy

Lançado em 2013, a Huawei ICT Academy busca estimular e impulsionar as carreiras no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Trata-se de um programa global que abrange todo o processo e desenvolvimento de talentos, que vai desde a oferta de cursos, passando pela capacitação de instrutores, configuração do ambiente de laboratório e certificação de talentos, até o emprego. Todos os cursos possuem materiais didáticos (videoaulas, slides e guias de laboratórios) e exames.

Fundada em 1987 na China, a Huawei é uma empresa 100% privada e líder global no fornecimento de soluções de TIC. Possui quase 200 mil funcionários e opera em mais de 170 países e regiões, atendendo a mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo. A empresa é a principal fornecedora de equipamentos às operadoras responsáveis pela distribuição de 5G no Brasil.

IFBA