Conselho Municipal de Cultura, através do seu presidente Antônio Costa Araújo (Tony MC), manifesta discordância em relação a venda do prédio da Biblioteca. Clique e saiba mais.

04/02/2022

Nota Pública do Conselho Municipal de Cultura de Jequié

Ao tomarmos conhecimento do conteúdo de matéria disponível no blog Jequié Repórter, com o título “Prédio da Biblioteca Central será vendido para a iniciativa privada, confirma o prefeito Zé Cocá”, publicada na quarta-feira, 02 de fevereiro do ano em curso, o conselho municipal de cultura de Jequié vem manifestar total discordância em relação à venda do bem imóvel localizado na Avenida Rio Branco, Centro sem um amplo dialogo com o setor educacional, cultural e com a sociedade civil, cuja justificativa pública para aquisição, à época, foi a vinculação do bem à função sociocultural, portanto, à instalação da Biblioteca Central.

O conselho municipal de cultura alerta, que, caso à câmara de vereadores autorize à venda do prédio da Biblioteca Central, que já foi a maior biblioteca pública do interior da Bahia -, a sociedade poderá ter inúmeros prejuízos, especialmente para a formação intelectual de crianças, jovens e adultos que ainda não dispõem de acesso à internet. 

Entendemos que é necessário uma explicação, pelo abandono do prédio, e pelos motivos que será melhor para a cidade fazer esta venda. quais são as vantagens e as desvantagens nesta venda, o que a cidade ganha de melhora efetiva, no setor educacional e cultural.? outra questão, é o acervo, como estão sendo conservado, acredito que neste acervo existem livros raros, e como estão sendo preservados? para onde vão os livros? se vender como vai ser a entrega do prédio, imediatamente ou só após ser construída a nova e moderna biblioteca municipal? são questóes que nos deixa preocupados, vender um prédio é fácil, mas fazer a gestão de tantas questões, e resolve-las a altura do que merece nossa cidade é outro patamar. torcemos para que o melhor seja alcançado. Para concluir, é preciso que a Secretaria de Educação, juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo, e demais órgãos envolvidos, promovam uma audiência pública para que à sociedade tenha informações sobre os motivos da possível venda do prédio púbico, e de que maneira pretende abrigar e manter a Biblioteca Municipal.

Jequié, 4 de fevereiro de 2022.