Conselho Estadual de Educação da Bahia elege professores de Jequié e Itabuna para presidência dos próximos dois anos

12/12/2023

O conselheiro Roberto Gondim Pires e a conselheira Dinalva Melo do Nascimento foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) para o biênio 2024-2026. A eleição on-line aconteceu na manhã desta segunda-feira, 11 de dezembro de 2023, com unanimidade de votos dos 24 conselheiros titulares e suplentes em exercício a favor da chapa única ‘CEE na Sociedade Baiana e Brasileira’.

A presidente da comissão eleitoral, conselheira Nadja Maciel, anunciou o resultado, oficialmente, na 1252ª Sessão do Conselho Pleno, realizada na tarde da mesma segunda-feira (11). “Em nome da comissão eleitoral, oficializo o resultado da eleição com 24 votos a favor e nenhuma abstenção. Agradeço aos conselheiros pela colaboração e à atual presidência por assegurar que a eleição acontecesse dessa forma e com essa lisura”.

Na direção de um Conselho cada vez mais integrado à sociedade, a posposta da chapa eleita visa firmar o órgão como socializador das dinâmicas do sistema de ensino do Estado da Bahia, bem como regulador das suas especificidades garantidoras dos processos democráticos e legais, centralizados em três dimensões: socializadora, integradora e fiscalizadora. De acordo com a proposta de trabalho, pretende-se dar o tom da nova gestão, ampliando o processo de visibilidade iniciado em 2020-2022, bem como enfrentando uma dimensão reprimida: a da fiscalização.

O presidente eleito destacou o quão importante é ser um dos poucos conselhos estaduais do Brasil que tem previsão no seu regimento de fiscalizar as instituições de ensino e não ser trivial construir uma unanimidade em um espaço tão diverso e com tantas representações legitimamente construídas. “Cientes estamos dos desafios e das responsabilidades que dispondo a encarar, seja pelo status que este Conselho alcançou, seja pelo horizonte que estamos colocando como passos necessários para os momentos do porvir, qual seja: ampliar ainda mais a participação do CEE da Bahia em nossa sociedade. A maturidade desses homens e mulheres, que colocam os interesses da sociedade acima de questões pessoais e corporativa, é um exemplo que levaremos para sempre”.

O presidente eleito Roberto Gondim é o atual vice-presidente do Conselho desde 2020, juntamente com o então presidente Paulo Gabriel Nacif, que permanece em transição até abril do próximo ano, quando ocorrerá a mudança de membros titulares e suplentes do colegiado. Em breve, as orientações acerca da cerimônia oficial de posse dos novos presidente e vice-presidente do CEE/BA serão divulgadas.

Presidência eleita

Roberto Gondim Pires (presidente) é professor pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), instituição em que exerceu por três vezes o cargo de coordenador do Colegiado do Curso de Educação Física e de Diretor do Departamento de Saúde. Ele foi diretor Regional de Educação (2007 a 2011), secretário Municipal de Educação (2017 e 2018), ambos no município de Jequié-BA, e diretor da UNDIME.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (1994), é especialista em Metodologia do ensino da Educação Física pela UESB, fez mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação: Gestão e Política da Educação pela UFBA (2007). Possui livro de sua autoria na área de História de Educação Física na Bahia.

É avaliador Institucional do INEP de Cursos e de Instituição de Ensino Superior e membro do grupo de pesquisa CORPORHIS: Corpo, história e cultura, cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ, atuando principalmente nos seguintes temas: história, educação física, esporte, desenvolvimento da educação física e educação física - formação curricular. Atualmente é Conselheiro Estadual de Educação da Bahia, com assento na Câmara de Educação Superior.

Dinalva Melo do Nascimento (vice-presidente) é professora titular aposentada da Universidade Estadual de Santa Cruz, onde atuou por 37 anos tanto como docente no âmbito administrativo. Foi coordenadora dos processos de concepção e implantação da Universidade Estadual de Santa Cruz, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, onde exerceu o cargo de Pró-reitora de Graduação e de Planejamento de 2007 a 2012, e da Universidade Federal do Sul da Bahia. Possui experiência nas áreas de Filosofia e Educação, em Direito Educacional e em metodologia da pesquisa. Foi Secretária de Educação do Município de Ilhéus (1997 a 2003), Secretária de Educação de Itabuna (2013 a 2016) e coordenadora executiva da Secretaria Municipal de Lauro de Freitas. Graduada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Itabuna, Especialista em Gestão Universitária pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília.

Na área da cultura, pelo trabalho realizado em parceria com a educação, recebeu o Prêmio Jorge Amado de Arte e Cultura pela Fundação Cultural de Ilhéus e, na área da produção intelectual, cabe destacar seus livros: Metodologia do Trabalho Científico em terceira edição e Tratado de Direito Municipal (Capítulo 10: Pressuposto Constitucionais do Direito no âmbito da educação municipal). Atualmente é Presidente do Conselho Curador da Fundação Hansen Bahia, Conselheira Titular do CEE-BA e membro da Câmara de Educação Profissional.

 

Amanda Almeida

Coordenadora de Comunicação 

Conselho Estadual de Educação da Bahia – CEE-BA