Cobrança por parte da Vigilância Sanitária e Ambiental será mais rígida.

20/05/2008

A Secretaria Municipal de Saúde através da diretoria do Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental, reuniu-se nessa segunda-feira (19/05) na Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Comunicação Social com a equipe responsável pela organização do São João 2008 para relatar os requisitos necessários para o credenciamento dos ambulantes e para concessão do espaço público. Técnico do Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental relatou aos organizadores do evento, que essas exigências estão relacionadas à prevenção de doenças causadas pelo mau manuseio e manutenção dos alimentos e bebidas que serão vendidos nas barracas montadas no circuito da festa. Para trabalharem no São João de Jequié 2008 os ambulantes terão que: apresentar comprovante de residência de onde os alimentos serão preparados; assinar Termo de Compromisso com conteúdo relacionado às necessidades higiênico-sanitária e de estrutura física das barracas; estarem presentes em palestra dos técnicos responsáveis pelo Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental e apresentarem os uniformes necessários para a comercialização de alimentos (touca, boné, avental); ter recebido certificado de capacitação em palestra supracitada; identificar padronizadamente fachada da barraca; utilizar utensílios (copos, pratos e talhares) descartáveis; manter sob refrigeração todos os produtos perecíveis (como maionese e catchup); possuir uma pessoa exclusiva para manusear dinheiro e outra (s) para manipular os alimentos; dispor de lixeira de fácil acesso ao cliente e proteger os alimentos contra insetos, poeira e mãos sujas, utilizando estufas ou vasilhas de plásticos com tampa Fonte: Secom PMJ