BLOG JEQUIEEREGIAO DESTACA POSIÇÃO DE ZÉ COCÁ SOBRE REFORMAS, IMUNIZAÇÃO EM MASSA, VOLTA ÀS AULAS, OBRAS DE INFRAESTRUTURA, EQUILÍBRIO DAS CONTAS PÚBLICAS. Clique e saiba mais.

03/01/2021

Depois de empossado pela Câmara de Vereadores, o prefeito Zé Cocá (PP) foi ao prédio-sede da Prefeitura para a solenidade de transmissão de cargo. Ele e a vice-prefeita (PT) estavam sendo aguardado por Hassan Iossef, vice-prefeito municipal cujo mandato vencia naquele momento. Também o aguardavam a equipe de secretariado que viria a ser empossada na sequência, além de familiares e apoiadores. Teve discurso e orações.

 

O primeiro dia de 2021 para o novo prefeito de Jequié foi marcado por muitas entrevistas concedidas, em especial no decorrer da tarde. O Blog jequieeregiao.com.br traz importantes informações obtidas junto ao Correio, que fez uma matéria especial, assim como junto a emissoras de rádio da cidade, nas quais Zé Cocá abordou inúmeros assuntos como Reforma Administrativa e Previdenciária; Imunização em massa da população contra a Covid-19; Volta às aulas; Obras de infraestrutura; Equilíbrio das contas públicas; Medidas de Austeridade.

 

Jequié não tem condições de fazer um plano de imunização próprio.

O prefeito Zé Cocá disse que vai esperar uma as orientações dos governos federal e estadual quando as providências que devem ser adotadas para a vacinação em massa da população contra o novo Coronavírus. Segundo ele, o Município não tem condições de fazer um plano de imunização próprio. Com relação as medidas restritivas, o novo prefeito de Jequié tem posicionamento contrário ao fechamento das atividades comerciais e de outros segmentos da economia e aposta na conscientização das pessoas para evitar a circulação do vírus.

Plano para a economia e cortes drásticos em despesas

Com receita própria apertada, Zé Cocá apostará suas fichas no fortalecimento do comércio local, incentivando a economia de forma rápida e em medidas austeras internamente. A preocupação se justifica, pois é esperada queda de receita com o fim do auxílio emergencial instituído pelo governo federal. Não restará alternativa senão reduzir e até extinguir cargos e valores de contratos e consultorias. Antes disso, decidiu optar pelo congelamento de salários, incluindo o do próprio prefeito municipal. Adeus cabide de empregos, anunciou. O problema todo é que Jequié hoje tem gastos entre 7% e 8% a mais do que arrecada. A ideia é reduzir de 10% a 12%. Essa diminuição equivaleria a R$ 2,5 milhões por mês.

Reforma Administrativa e Previdenciária

Dizendo-se preocupado com o futuro da previdência próprio dos servidores públicos municipais de Jequié, Zé Cocá defende uma Reforma Administrativa e Previdenciária. A contribuição do Município é muito alta, o que pode inviabilizar a administração. Explica que a contribuição patronal de qualquer município com o INSS é de 22,5% e que um bom regime próprio fica em torno de 12% a 15%, enquanto Jequié contribui com 38%. “É inviável. Se não houver a reforma, não tem condições de governar”, declarou ao Correio.

Volta às Aulas

O retorno às aulas na rede pública municipal de ensino de Jequié está com os dias contados. Pelo menos esta é a vontade do prefeito Zé Cocá. O planejamento é para que a volta às aulas aconteça em fevereiro ou março. Se presencial ou mista é outra questão a ser definida. Alias, tudo é muito incerto, conforme o próprio prefeito admite porque é preciso ter um plano federal e um plano estadual estabelecidos, sem falar que, tais decisões, vão passar pelo calendário de vacinação contra a Covid-19.

Infraestrutura

Como mais de 50% da cidade não é pavimentada, e com quase 30% da parte urbana degrada, Jequié terá um olhar especial para os bairros populares. A execução de obras de infraestrutura pede urgência. Nesse caso, o novo prefeito de Jequié, tem dito em todas as entrevistas, que contará com recursos financeiros externos (governos federal e estadual) para pavimentação e drenagem. Aliado do governador Rui Costa (PT) e com o apoio dos federais Leur Lomanto Jr. (DEM) e Cacá Leão (PP) e estadual Euclides Fernandes (PDT) espera também fazer muito pelas estradas vicinais, muitas das quais sem receber a devida assistência faz tempo.

Fonte: Jequié e Região