Blog Jequié e Região: Sindicato demonstra preocupação com andamento de reformas nas escolas municipais de Jequié.

31/08/2018

A coordenadora da APLB de Jequié, Caroline Moraes, fez um relato da situação das reformas realizadas pela prefeitura de Jequié nos prédios escolares do município com recursos dos precatórios e expressou a preocupação da entidade que representa aos vereadores e a numerosa plateia composta de professores e frequentadores habituais das sessões ordinárias da Câmara Municipal. A ‘Tribuna Livre’ foi usada nesta quarta-feira (29AGO18) e contou com a participação de vereadores das bancadas de oposição e de situação, quando também manifestaram apreensão com a qualidade, a demora e as ocorrências de interrupções nas obras em várias localidades.

A dirigente sindical falou das recentes visitas, a escolas municipais dos distritos de Florestal, Barra Avenida e Itajuru, onde puderam averiguar as condições de trabalho dos profissionais em educação e as demandas do funcionamento pleno dessas unidades. Deu destaque a criação da Comissão de Fiscalização das Obras e Reformas da Rede Municipal de Ensino de Jequié, em 16 de abril, durante reunião da qual participou o prefeito Sérgio da Gameleira. Desde então, várias visitas foram realizadas em abril, maio, junho e agosto. Ao mesmo tempo em que foram constatados avanços, também foram observados problemas.

Apesar da disponibilidade da alimentação escolar, do transporte escolar, de funcionários terceirizados sem atraso salarial, entres outros, foi possível verificar que reformas, urgentes e necessárias, foram interrompidas e estão inacabadas, além de carência de livros e outros materiais didáticos em algumas escolas, dificuldade em cumprir com o cardápio da alimentação escolar devido a ausência de ingredientes para o preparo, necessidade de novos mobiliários para estudantes e professores, demora na entrega das cadernetas de controle de frequência e produtividade do estudante, entre outros. “A equipe se deparou com reformas intermináveis”, lamentou a professora, citando ainda reformas paradas em algumas localidades.

Entre outros assuntos abordados na reunião, merece destaque ainda as sugestões em torno da modernização da Secretaria M. de Educação, segurança nas escolas, formação profissional, início do ano letivo sem atropelos, realização de concurso público, eleição direta para diretor, vice-diretor e conselheiros escolares, entre outras propostas.

Blog Jequié e Região / Foto: Marcos Frahm