Autoconhecimento e tentativas: como escolher sua futura profissão? Clique e saiba mais.

26/09/2021

“O que você quer ser quando crescer?”. O questionamento sobre nosso futuro se faz presente desde a infância. Após o Ensino Médio, a decisão se torna ainda mais necessária quando é chegada a hora de definir a futura profissão. É o caso dos candidatos que irão buscar uma vaga no Processo Seletivo Especial da Uesb.

Professor, jornalista, enfermeiro, agrônomo, cineasta, administrador, ator, economista, dentista, advogado… são diversas as opções disponíveis por aqui. Mas como fazer essa decisão? Diversos fatores devem ser levados em conta nesse momento, mas é importante lembrar que a escolha deve ser pessoal. Para auxiliar nessa busca, confira algumas dicas importantes abaixo.

Como não errar na escolha – O momento de escolher a profissão certa é extremamente importante, e pode trazer consigo algumas preocupações e ansiedades. A psicóloga e professora do curso de Psicologia da Uesb, Brenda Laura Souza, aponta que as ansiedades e preocupações dessa época são comuns e devem ser racionalizadas, a fim de auxiliar na tomada dessa decisão.

Para ela, decidir é extremamente pessoal e fazer uma boa escolha significa olhar para si mesmo e identificar seus gostos e desejos para o futuro, algo que só você mesmo pode determinar. “Nós somos os juízes dessa escolha. A gente vai bater o martelo”, afirma. O papel dos familiares nesse momento, segundo a psicóloga, é “ser parceiro”, auxiliar na decisão entendendo que é uma escolha pessoal e que eles já tiveram as suas vezes.

Para qualquer escolha importante a ser tomada na vida, o autoconhecimento é fundamental e esse processo vem de vivências individuais e sociais. Segundo a psicóloga, devemos nos lembrar que estamos em constante evolução e, “às vezes, a gente só se conhece quando somos colocados em cheque”, declara.

Pode ocorrer de o indivíduo ter certeza que gosta e quer determinado curso e, no momento em que estiver cursando, descobrir que não gostava tanto assim. É preciso estar atento ao que faz sentido no momento e que, se em alguma parte do caminho isso não fizer mais sentido, não representa o fim do mundo. Experimentar também faz parte do processo e “só o entrar na Universidade já muda a gente”, declara Souza.

Pronto para escolher – Procurar a sua área de interesse é um bom ponto de partida. Por meio dessa escolha, uma gama de cursos pode surgir e a sua procura será mais focada. Além disso, seus hobbies e interesses do cotidiano também podem auxiliar a encontrar sua área em potencial.

Conversar com estudantes dos cursos do seu interesse pode ajudar a se enxergar melhor neste cenário. As experiências de sala de aula e da vivência universitária em geral auxiliam neste processo. Procure saber em quais instituições estão disponibilizados os cursos do seu interesse. Isso faz toda diferença, pois, a partir dessa informação, você pode passar por outros questionamentos, como uma possível mudança de cidade, por exemplo.

Conheça o mercado de trabalho, as opções que cada formação oferece, as remunerações, mas não paute sua escolha apenas na questão financeira, pois, as possibilidades de frustração, ainda durante a formação e no mercado de trabalho, são maiores. Além disso, dentro da graduação, você pode descobrir outras possíveis áreas de atuação que não conhecia fora dela e que podem lhe interessar.

Sinto que errei. E agora? – O erro, muitas vezes, é encarado como algo negativo. Tememos falhar e ignoramos essa parte fundamental no processo de autoconhecimento e evolução como pessoa e profissional. “Falar sobre orientação profissional é falar sobre escolha e o quanto essas escolhas são sérias, mas, também, não são mortais”, aponta a psicóloga sobre manter a calma em relação a essa decisão. Embora seja uma decisão séria, não precisa ser definitiva, “não é um caminho sem volta”, declara.

Ela defende que até as escolhas consideradas equivocadas são importantes para nos mostrar o que realmente gostamos, fazem parte do caminho de autodescobertas. “A gente tende a achar que o erro é a pior coisa do mundo, mas ele não é. Ele é processual, faz parte da história humana”, revela. Souza lembra ainda que a universidade é um espaço de desenvolvimento científico, e a experimentação científica é baseada em tentativa e erro. “O erro é a consequência de uma tentativa. Antes errar do que nem tentar”, pontua.

Quando se deparar com a tentativa falha, busque desacelerar. A juventude tem sido muito pressionada por decisões sérias cada vez mais cedo, gerando, consequentemente, uma maturidade precoce. Para a psicóloga, recuar um pouco pode significar o impulso necessário para sua carreira. “Experimenta, tenta, volta atrás”, finaliza.

Vagas disponíveis no PSE – Ao todo, a Uesb disponibilizará 758 vagas no Processo Seletivo Especial para ingresso em 2021.1. São 40 opções de cursos regulares de graduação, sendo 21 bacharelados e 19 licenciaturas, distribuídos nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. As opções disponíveis contemplam todas as oito áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Linguística, Letras e Artes; Ciências Sociais Aplicadas; e Ciências Humanas. Confira a lista completa de cursos e vagas aqui.

As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro, pelo site do PSE. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected], ou pelo WhatsApp: (77) 3424-8721.

Fonte: UESB Jequié