Alunos da FTC desenvolvem projeto para revitalização do Rio Jequiezinho.

17/05/2018

Alunos da Faculdade de Tecnologia e Ciência – FTC de Jequié pertencentes ao curso de Engenharia Civil criaram propostas de revitalização de praças da cidade de Jequié como tarefa da disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido tendo como docente Lais Correa.

Segue abaixo proposta para o Rio Jequiezinho.

O estudo é acerca da revitalização de uma área no município de Jequié para o usufruto da comunidade, sendo escolhida o rio Jequiezinho em trecho localizado na Avenida César Borges. O trabalho tem como objetivo promover opções viáveis de despoluição do rio Jequiezinho através de um método barato e projeto de utilização do espaço pela população com mais eficiência.

Os ambientes naturais falam muito sobre um município e os munícipes que lá residem. O rio Jequiezinho no município de Jequié, mais especificamente localizado na Avenida César Borges, é um grande exemplo da ausência de locais públicos para socialização e atividades físicas, pois mesmo com um cheiro desagradável e a ocorrência de ratos e baratas advindos do esgoto, o mesmo ainda tem grande circulação e atende nesse quesito alguns bairros da região. O canal do referido rio é um “esgoto a céu aberto”, com o despejo de dejetos da população sem tratamento, deixando de lado o saneamento básico. Essa problemática urbana envolve a gestão pública e a população, respectivamente sobre o descaso e a educação de se “desfazer” de lixos de forma inapropriada.

A recuperação do foi problematizada e métodos de despoluição analisados. A situação atual do rio Jequiezinho como se sabe está muito poluído, com mau cheiro, sem saneamento, causando doenças. Pensando nisso realizou-se a pesquisa deste trabalho no intuito de esclarecer e conscientizar a todos sobre a importância da despoluição do rio.

Equipe composta pelos graduandos de Engenharia Civil Gabriela Lago, Gracindo Neto, Hillary Fonseca, Joabe Sena, Marcel Souza, Michel Braz e Natiele Barros que foram orientados pela Professora Lais Correa, especialista em Gestão de Projetos e Engenharia de Segurança do Trabalho.

Clique aqui e veja o projeto em vídeo.