Agricultoras de Jequié transformam mandioca em uma variedade de produtos após capacitação e investimentos em infraestrutura

17/06/2023

No município de Jequié, as agricultoras do Distrito Itajuru estão dando um show de diversidade e sabor com seus produtos derivados da mandioca. Após a inauguração da Unidade de Processamento de Derivados da Mandioca, foi a vez das integrantes da Associação de Mulheres do Assentamento Flor da Terra participarem de Oficina de Processamento de Derivados da Mandioca.

Nessa oficina, elas mergulharam no universo da mandioca e aprenderam a criar novos produtos como pizza de aipim, empada de mandioca, tapioca colorida, petas saborizadas, pão de mandioca, chips de aipim, pão de queijo de mandioca, panetone de mandioca e até uma irresistível lasanha de aipim. É uma verdadeira festa de sabores!

Para a presidente da Associação, Lilian Michele Leonam Gomes Sales, a capacitação foi um empoderamento para as mulheres da agricultura familiar. Ela afirma com orgulho que esses produtos são feitos por elas, desde o plantio até o produto final. “A oficina fortalece as agroindústrias locais, levando alimentos de qualidade para o povo baiano e sustentando as famílias da região”.

Com a implantação da agroindústria e a realização da capacitação, promovidas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do projeto Bahia Produtiva, a comunidade de Itajuru tem agora a oportunidade de ampliar sua produção e conquistar o mercado com os derivados da mandioca.

A Unidade de Processamento de Derivados da Mandioca, que conta com uma estrutura moderna e completa, permite o beneficiamento da mandioca, que são transformados em uma variedade de produtos. Todo o aprendizado adquirido na oficina será levado para a agroindústria, impulsionando a economia regional. Um exemplo de como o investimento em capacitação e infraestrutura pode transformar a vida das comunidades rurais, promover o desenvolvimento sustentável e valorizar os recursos locais.

Alô Alô Salomão